MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Relator critica entrevista de delegado da PF que investigou mensalão

BRASÍLIA, DF, 12 de setembro (Folhapress) - Relator do processo do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Joaquim Barbosa, criticou o delegado da Polícia Federal Luís Flávio Zampronha, que investigou o caso, e disse que em "qualquer paí

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.09.2012, 15:37:00 Editado em 27.04.2020, 20:40:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





BRASÍLIA, DF, 12 de setembro (Folhapress) - Relator do processo do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Joaquim Barbosa, criticou o delegado da Polícia Federal Luís Flávio Zampronha, que investigou o caso, e disse que em "qualquer país organizado" ele teria sido suspenso.

Barbosa reclamou de entrevistas de Zampronha apontando que réus não deveriam ter sido denunciados. Em agosto, o delegado disse à Folha de S.Paulo que considerou haver "injustiças" na denúncia, como no caso de Anita Leocádia (assessora parlamentar) e Geiza Dias (gerente da SMPB, agência do publicitário Marcos Valério).

A fala de Zampronha foi citada pelo revisor do mensalão, Ricardo Lewandowski, e provocou a reação de Barbosa.

"Veja como as coisas são: um delegado que presidiu um inquérito, quando esse inquérito já se transformou em ação penal, o delegado vai à imprensa e diz que fulano não deveria ser denunciado. Isso é um absurdo. Em qualquer país organizado um delegado desse estaria suspenso."

O ministro Gilmar Mendes também questionou a fala de Lewandowski. "Eu tenho impressão que nos autos já há argumentos para discutir [o caso] sem necessidade de se invocar testemunhos nos jornais", disse.

O revisor disse que só fez um comentário e que não utilizaria a entrevista no julgamento.

"Zampronha presidiu o inquérito e assegurou que esta ré é funcionária subalterna, não teria qualquer ciência dos fatos delituosos", disse. "O delegado disse, e eu não levarei em consideração, nada que não esteja aplicado no conjunto probatório, senhores ministros", completou.

A discussão acontece durante votação do capítulo que trata do crime de lavagem de dinheiro. São acusados neste item réus ligados ao Banco Rural e às agências de publicidade de Marcos Valério.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Relator critica entrevista de delegado da PF que investigou mensalão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!