Política

Ex-prefeito de Curitiba Ivo Arzua morre aos 87 anos

Da Redação ·
Ex-prefeito de Curitiba Ivo Arzua morre aos 87 anos
fonte: Bonde
Ex-prefeito de Curitiba Ivo Arzua morre aos 87 anos

O ex-prefeito de Curitiba e ex-ministro da agricultura Ivo Arzua Pereira morreu na noite deste domingo (9), aos 87 anos. Ele sofreu um infarte fulminante quando estava na casa da família, na capital paranaense.

O administrador e engenheiro civil foi prefeito entre 1962 e 1967, quando foi responsável pela implementação do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc). Entre as suas realizações estão o alargamento da avenida Marechal Deodoro e a criação da vila de casas populares Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Arzua assumiu o Ministério da Agricultura em 1967, a convite do presidente Arthur da Costa e Silva, e permaneceu até 1969, com a posse do general Emilio Garrastazú Medici. Foi um dos 19 que assinou o Ato Institucional nº 5 (AI-5).

Com o endurecimento do regime e das práticas de tortura, porém, declarou ter sido voto vencido na reunião do AI-5 e se mostrou favorável à convocação de uma Assembléia Constituinte.

Ivo Arzua Pereira publicou oito livros sobre diferentes temas, entre eles "Com Licença , Senhor Candidato", de 1983, "A Epopéia das Misericórdias", de 1993, e "No Século XXI e no III Milênio, Há Que Continuar Semeando…", de 2001.

Natural de Palmeira, era casado com Maria Helena e deixa quatro filhos: Plínio Luiz, Regina Elisabeth, Sérgio Luiz e Elaine Maria, além de 11 netos e quatro bisnetos.

O atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), decretou luto oficial na capital por três dias.

continua após publicidade