Política

Sérgio defende valorização de profissionais da educação

Da Redação ·
Sérgio defende valorização de profissionais da educação
fonte: Sérgio Rodrigo
Sérgio defende valorização de profissionais da educação

Valorização dos profissionais, eleição de diretores pela comunidade escolar e fortalecimento da proposta de ensino integral, dotando as escolas dos recursos necessários para o seu desenvolvimento. Essas são algumas das propostas do plano de governo do candidato a prefeito de Apucarana pela coligação “Mudança de Verdade” (PSDB/PSC), Sérgio do Cristma, voltadas à educação.

“Queremos uma educação que prepare cada vez melhor para a vida, para o convívio familiar, para a atuação profissional, com ética e respeito. Se vamos valorizar a educação, nada mais justo do que começar pela valorização de quem faz o ensino na prática, que são os professores e demais profissionais do setor”, assinala o tucano.

Segundo Sérgio, uma das prioridades de sua gestão será a área da educação infantil, com o aumento gradativo de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). “Para isso, serão ampliados os atuais CMEIs e construídas novas unidades, conforme a demanda. Também vamos valorizar e capacitar os educadores e melhorar o contraturno”, destaca.


Entre as propostas do candidato também estão edificar a “Cidade da Criança”, um local com atividades multidisciplinares para formação da cidadania; fortalecer a “Escola de Pais e Famílias”, para maior envolvimento das famílias na educação e no cotidiano das escolas; implantar um plano de carreira disponível na internet para que o profissional tenha acesso ao seu nível e possibilidades de desenvolvimento na função; e contratar equipes multidisciplinares para atender nas escolas, com psicopedagogas, psicólogas e fonoaudiólogas.

“Vamos criar ainda um novo quadro: o assistente social escolar. Sua função será identificar e ajudar as crianças que estão na linha da evasão, baixo rendimento, envolvimento com drogas e violência”, frisa Sérgio.

O candidato afirma ainda que o município apoiará a criação de novos cursos superiores para consolidar a posição de Apucarana como “polo universitário”. Sérgio defende uma parceria entre a UTFPR e o governo estadual para a implantação do “Hotel Tecnológico”, pré-incubadora para apoiar projetos de alunos e empreendedores da comunidade na criação de empresas e no desenvolvimento de serviços inovadores de base tecnológica.

No Paraná, projetos semelhantes já funcionam em cidades como Curitiba e Ponta Grossa.

continua após publicidade