MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Tempo de apuração das eleições vai cair pela metade

O próximo prefeito de Apucarana deve ser conhecido em até uma hora e meia depois do encerramento das votações. É o que antecipou à Tribuna o juiz da 28ª eleitoral da Comarca, José Roberto Silvério. O magistrado calculou que se antes o resultado das ele

Da Redação

·
A votação para prefeito, vice e vereador está prevista para terminar nas seções às 17 horas
Icone Camera Foto por Arquivo
A votação para prefeito, vice e vereador está prevista para terminar nas seções às 17 horas
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.09.2012, 08:34:00 Editado em 27.04.2020, 20:41:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O próximo prefeito de Apucarana deve ser conhecido em até uma hora e meia depois do encerramento das votações. É o que antecipou à Tribuna o juiz da 28ª eleitoral da Comarca, José Roberto Silvério. O magistrado calculou que se antes o resultado das eleições era divulgado por volta das 20 horas, com uma nova tecnologia que será testada neste mês pela Justiça Eleitoral, a população poderá saber quem são os eleitos no município até às 18h30 do dia 7 de outubro. A votação para prefeito, vice e vereador está prevista para terminar nas seções às 17 horas.

De acordo com o juiz, apesar de não haver mudança na forma com que as eleições serão apuradas, a transmissão dos dados obtidos nas urnas apresentará alterações. Ao invés de serem levadas em pendrives ou CDs ao Cartório Eleitoral, para depois serem enviadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), estas informações serão transmitidas diretamente do local de votação para o TRE.

Trata-se do sistema “Paraná Transmite 2012”, uma plataforma integrada entre o TRE e os cartórios eleitorais, que permite a leitura e a transmissão das mídias obtidas ainda no local de votação. Ao se utilizar para isso um computador do próprio colégio eleitoral, ganha-se na apuração o tempo de deslocamento que era necessário para levar os arquivos até o cartório. Isso não vai dispensar, entretanto, o encaminhamento depois destas “memórias de resultado” ao fórum eleitoral.

“O ritual do procedimento de apuração, com mesários e fiscais, continua o mesmo. Só a transmissão dos dados será diferente. O objetivo é garantir mais agilidade ao processo”, argumentou Silvério.
Leia a matéria completa na edição deste sábado da Tribuna do Norte.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Tempo de apuração das eleições vai cair pela metade "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!