MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Educação é destaque em programa eleitoral

SÃO PAULO, SP, 31 de agosto (Folhapress) - O líder nas pesquisas eleitorais em São Paulo, Celso Russomanno (PRB), foi o único a destacar os levantamentos mais recentes no seu programa no horário eleitoral na noite de hoje. O candidato não apresentou pr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.08.2012, 22:42:00 Editado em 27.04.2020, 20:41:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 31 de agosto (Folhapress) - O líder nas pesquisas eleitorais em São Paulo, Celso Russomanno (PRB), foi o único a destacar os levantamentos mais recentes no seu programa no horário eleitoral na noite de hoje. O candidato não apresentou propostas, mas ressaltou que a preferência do eleitor reflete o "desejo de mudança" na cidade.

O programa de José Serra (PSDB) destacou realizações do candidato quando foi prefeito, governador e ministro. Comparou-as a "pastel de feira: não dá para ficar sem". Entre elas, os medicamentos genéricos, a Nota Fiscal Paulista, o Bilhete Único de três horas e os Centros da Juventude.

Na saúde, prometeu ampliar para 17 o número de AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) 24 horas. O programa destacou a construção de "redondinhos", como ficaram conhecidos os prédios da urbanização da comunidade de Heliópolis.

A coligação tucana dedicou mais tempo à educação. Depois de dizer que, "em 2005, Serra encontrou a cidade falida", o programa enfileirou uma série de promessas: o total de CEUs (Centros Educacionais Unificados) de 21 para 45, ampliar a jornada escolar nos colégios municipais para até sete horas e aumentar o quadro de professores de 47 para 62 mil profissionais.

Serra afirmou que a sua prioridade será melhorar a qualidade de ensino dentro da sala de aula. Prometeu iniciativas para o aperfeiçoamento dos professores, o lançamento de campanha antibullying e a construção de creches ligadas a estações do metrô e trens metropolitanos.

Mais educação

Com direito a outra participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o apresentou como o ministro que melhorou a educação da creche à universidade, o candidato Fernando Haddad (PT) prometeu "transformar" o ensino no município de São Paulo.

O programa apresentou depoimento de uma beneficiada do ProUni, filha de pedreiro, que cursou medicina por meio do programa de bolsas estudantis organizado pelo governo federal. Haddad citou ainda o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) como realizações de sua passagem à frente do Ministério da Educação.

Numa primeira etapa, afirmou, 100 mil estudantes do ensino fundamental terão jornada escolar de sete horas. Prometeu ainda 150 mil novas vagas em escolas infantis e a construção de 172 creches com recursos do programa federal Proinfância.

Outros projetos apresentados por Haddad: construção de 29 CEUs em quatro anos, a montagem da universidade aberta --para aprimoramento dos professores da rede municipal--, a instalação da Escola Técnica Federal na zona norte e, na zona leste, a implantação de uma universidade federal e de um parque tecnológico para empresas.

Gabriel Chalita voltou a dizer que a "picuinha" entre PT e PSDB prejudica a cidade. Apresentando-se, mais uma vez, como o candidato capaz de trazer investimentos estaduais e municipais para a cidade, o peemedebista afirmou que as desavenças entre PSDB e PT impedem mais investimentos no metrô paulistano.

Além de prometer viabilizar mais recursos para ampliar essa rede na cidade, Chalita apresentou a proposta do Expresso Zona Leste. A ideia é fazer 18 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus unindo pontos próximos às estações de metrô da região às localizadas no centro.

Segundo Chalita, essa obra vai custar o equivalente a um quilômetro de metrô e ajudará a reduzir o "aperto" do metrô principalmente nos horários de pico. Ele prometeu a compra de 450 novos ônibus, que vão circular em vias com semáforos inteligentes.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Educação é destaque em programa eleitoral"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!