Política

Sérgio do Cristma defende novo hospital para Apucarana

Da Redação ·
Sérgio do Cristma defende novo hospital para Apucarana
fonte: TNONLINE
Sérgio do Cristma defende novo hospital para Apucarana

Apucarana não pode mais continuar dependendo apenas de um hospital. Esta é a avaliação do candidato a prefeito pela coligação “Mudança de Verdade” (PSDB-PSC), Sérgio do Cristma.

“Com todo o mérito que a direção e o corpo clínico do Hospital da Providência têm, é forçoso reconhecer que a estrutura não suporta mais a demanda. Quem procura o hospital, especialmente no plantão à noite, sabe disso. Além do Providência, temos o Hospital do Coração, que só oferece, por enquanto, o atendimento ambulatorial”, afirma Sérgio, ao analisar que uma cidade do porte de Apucarana, polo de uma região com mais de 30 municípios, não pode continuar convivendo com essa realidade.

O candidato frisa que, se eleito, dará todo apoio ao Hospital do Coração. Porém, como este estabelecimento é voltado a pacientes cardíacos, a unidade não deve aliviar a sobrecarga no Providência e a necessidade de encaminhamentos para hospitais de outras cidades. “Em meados da década de 70, Apucarana chegou a contar com sete ou oito hospitais. Detalhe: o município tinha a metade da população que tem hoje. Pela sua condição de cidade polo, abrigando a 16ª Regional de Saúde e sendo sede do Cisvir, além de grande número de clínicas especializadas, é natural que Apucarana receba todos os dias milhares de pessoas de municípios vizinhos, sobrecarregando ainda mais a nossa limitada estrutura”, acrescenta o tucano.

Na opinião de Sérgio, para se avançar em termos de saúde pública, não basta melhorar o atendimento nos postos e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Pretendo usar toda a força da administração e o nosso prestígio junto ao governador Beto Richa, a primeira-dama Fernanda Richa, o secretário da Saúde Michele Caputo Neto, o secretário de Finanças Luiz Carlos Hauly e demais membros do governo estadual para que aqui seja instalado o Hospital Regional de Apucarana”, antecipa ele.

Leia a matéria completa na edição desta terça-feira da Tribuna do Norte.

continua após publicidade