Política

Mensalão: Toffoli participará do julgamento

Da Redação ·
Ministro José Toffoli  (Foto: Wilson Dias ABr)
fonte:
Ministro José Toffoli (Foto: Wilson Dias ABr)

José Antônio Dias Toffoli, um dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), deve participar do julgamento do mensalão, apesar das pressões em contrário.

Dias Toffoli já foi advogado do PT e trabalhou na Casa Civil com o então ministro José Dirceu, um dos réus do processo.

Por essas razões, ele vem recebendo pressões para que não atue no processo. Outro ministro do STF, Marco Aurélio Mello, chegou a dizer que sua participação seria constrangedora. Familiares e amigos do magistrado de Toffoli também disseram que seria melhor se ele não participasse.

continua após publicidade

O julgamento do mensalão, que tem início às 14 horas desta quinta-feira, será o maior já realizado pelo STF. Ao todo, 38 réus serão julgado pelos crimes de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, peculato, evasão de divisas e gestão fraudulenta de instituição financeira.

A acusação foi feita contra 40 pessoas, mas duas tiveram o processo suspenso: Silvio Pereira, ex-secretário-geral do PT, que fez um acordo com a Justiça para não ser processado e cumpriu 750 horas de serviço comunitário, e José Janene, em razão de sua morte, em 2010.

continua após publicidade

Com informações do site band.com.br e da colunista Mônica Bergamo, da Band News FM