Política

Eleição deste ano terá 106 'Lulas', 68 'Dilmas' e 48 'Tiriricas'

Da Redação ·
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 48 candidadtos escolheram Tiririca como o nome de urna
fonte: Arquivo
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 48 candidadtos escolheram Tiririca como o nome de urna

Nas eleições municipais em 7 de outubro deste ano, 222 candidatos optaram escolher nomes de urna –-aquele que aparece na urna eletrônica–- iguais aos de três campeões em eleições anteriores. Ao todo, 106 políticos escolheram Lula, 68 candidatas escolheram Dilma e 48 escolheram Tiririca como o nome de urna, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


De acordo com a Justiça Eleitoral, os candidatos podem escolher o nome de urna que quiserem, seja um apelido ou nome próprio. Em 2002 e 2006, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito e reeleito utilizando como nome na urna apenas Lula.


Em 2010, a presidente Dilma Rousseff se elegeu com o nome de urna Dilma. No mesmo ano, o palhaço Francisco Everardo Oliveira Silva foi eleito o deputado federal mais votado do Brasil, com 1.353.367 votos, utilizando o nome de Tiririca, pelo qual já era famoso antes das eleições.


Dos 106 candidatos com nome de urna Lula neste ano, quatro são candidatos a prefeito, cinco a vice e o restante a vereador. Das ‘Dilmas’, apenas uma tenta a prefeitura, o restante é candidata ao cargo de vereadora. Dentre os ‘Tiriricas’, um concorre a vice, os outros a vereador.

continua após publicidade