MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Câmara de Apucarana vai condecorar ex governador do Paraná

  O ex-governador do Paraná, João Elísio Ferraz de Campos, virá a Apucarana no dia 6 de junho para receber o título de “Cidadão Honorário”. A informação é do presidente da Câmara, Alcides Ramos Júnior (DEM), autor do projeto que concede a homenagem a

Da Redação

·
Câmara de Apucarana vai condecorar ex governador do Paraná
Icone Camera Foto por Câmara Municipal
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.04.2012, 11:21:00 Editado em 27.04.2020, 20:43:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade
O ex-governador do Paraná, João Elísio Ferraz de Campos, virá a Apucarana no dia 6 de junho para receber o título de “Cidadão Honorário”. A informação é do presidente da Câmara, Alcides Ramos Júnior (DEM), autor do projeto que concede a homenagem aprovado por unanimidade. Alcides esteve nesta semana em Curitiba, quando entregou cópia do projeto ao ex-governador e agendou com ele a data para a sessão solene. “Nós estamos ajudando a resgatar pelo menos uma parte da enorme dívida de gratidão que o Paraná tem com João Elísio. É uma dessas homenagens que também engrandecem o Legislativo Municipal”, defende o presidente da Câmara.
Segundo Alcides Ramos, a proposição do título nasceu porque muitas pessoas desconhecem o trabalho de João Elísio pelas comunidades do interior, seja através de cargos que ocupou em órgãos como a Celepar, a Cohapar, o Metronor e a presidência do Bando de Desenvolvimento do Paraná (Badep), seja como governador do Estado por dez meses, de maio de 1986 a março de 1987, quando o governador José Richa, de quem era vice, assumiu uma vaga no Senado. “É só falar com as lideranças políticas de Apucarana e da região, que atuavam naquela época, para saber a qualidade de homem público de João Elísio e a forma atenciosa como procurava atender a todo o interior”, acrescenta Alcides Ramos.
Nascido em Paranaguá, em 1942, o empresário João Elísio desempenhou várias funções públicas no Paraná. Foi superintendente da Fundação Educacional do Paraná, de 1973 a 1975, ano em que assumiu a secretaria de Estado da Administração até 1978. Um ano depois, Ferraz de Campos se elegeu deputado estadual, cargo que ocupou até 1982. De 1983 a 1986, foi vice-governador do Estado, tendo acumulado o cargo de presidente do Badep até 1984, quando assumiu a função de secretário de Estado de Finanças.
Em 2006, Ferraz de Campos foi nomeado pelo presidente Lula para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão de caráter consultivo da Presidência da República, que tem como papel colaborar na formação do juízo político do Governo como instituição representativa da sociedade. O empresário também representou o Paraná no Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
As marcas que João Elísio deixou no governo renderam um livro – “Seu nome é João”, do jornalista Aroldo Murá G. Haygert. Ele também foi homenageado recentemente com o título de Cidadão Benemérito do Paraná pela Assembléia Legislativa, título entregue por Alexandre Curi.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara de Apucarana vai condecorar ex governador do Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!