Política

Comissão Ética apura irregularidades de Ideli Salvatti

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Comissão Ética apura irregularidades de Ideli Salvatti
fonte: Moreira Mariz/Agência Senado
Comissão Ética apura irregularidades de Ideli Salvatti

Foi requerido pela Comissão de Ética Pública da Presidência da Repúblicanesta, nesta segunda-feira (16) a abertura do procedimento preliminar para investigar o envolvimento da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, em denúncias de supostas irregularidades na compra de 28 lanchas pelo Ministério da Pesca. Ideli foi titular da pasta antes de assumir a articulação política do governo.

continua após publicidade

A abertura do procedimento preliminar foi motivada por uma representação de autoria do PSDB, protocolada no dia 2 de abril na comissão. O partido pediu que fosse apurado se houve conduta antiética por parte da ministra.

continua após publicidade

Segundo reportagem do “Estado de S.Paulo”, a empresa Intech Boating foi contratada para construir lanchas-patrulhas de mais de R$ 1 milhão cada. Após a contratação, contudo, a empresa afirma ter sido procurada pelo PT de Santa Catarina para doar R$ 150 mil ao comitê local. Ainda de acordo com o a reportagem, o PT catarinense pagou 81% dos custos da campanha de Ideli ao governo daquele estado, em 2010. Ela perdeu a eleição e assumiu o Ministério da Pesca em 2011.