MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Apucarana: Pegorer rompe com o prefeito João Carlos de Oliveira

O ex-prefeito de Apucarana, Valter Pegorer (PMDB), está fora da disputa eleitoral deste ano. Durante uma reunião com peemedebistas no salão do Colégio São José, no final de semana, ele anunciou que, além de ir às urnas apenas como eleitor em outubro, n

Da Redação

·
Apucarana: Pegorer rompe com o prefeito João Carlos
Icone Camera Foto por Arquivo
Apucarana: Pegorer rompe com o prefeito João Carlos
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.01.2012, 06:01:00 Editado em 27.04.2020, 20:43:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ex-prefeito de Apucarana, Valter Pegorer (PMDB), está fora da disputa eleitoral deste ano. Durante uma reunião com peemedebistas no salão do Colégio São José, no final de semana, ele anunciou que, além de ir às urnas apenas como eleitor em outubro, não apoiará o atual prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB), na busca pela reeleição.

continua após publicidade


Entre os motivos que o levaram à decisão estaria o descontentamento em relação a algumas medidas administrativas adotadas por João Carlos, seu sucessor após oito anos de governo.


Durante o encontro, o ex-prefeito, que foi o principal apoiador de João Carlos em 2008, teria criticado com veemência o projeto de estadualização da Faculdade Apucarana Cidade Educação (Faced), instituição criada na sua gestão. Em 2010, uma crise financeira municipal levou ao cancelamento dos vestibulares da faculdade. Os quatro cursos ofertados pela Faced (Letras Inglês/Espanhol, Filosofia e Pedagogia) serão reabertos na Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) ainda neste ano, mas com recursos do Governo do Estado.

continua após publicidade


Pegorer teria criticado ainda a falta de empenho do atual prefeito em evitar que as contas da sua gestão fossem desaprovadas pela Câmara de Vereadores, no ano passado. O filho do ex-prefeito, André Pegorer, também participou da reunião e foi ainda mais incisivo que o pai, fazendo críticas à gestão de João Carlos.

continua após publicidade


Presidente do PMDB no município, a vereadora Telma Reis, pondera, no entanto, que a decisão do ex-prefeito em não apoiar João Carlos é de “cunho pessoal”. “Ele não vai abandonar a política. Decidiu se manter neutro nestas eleições: não apoiará o João nem outro candidato”, assegura.
Telma sustenta que o objetivo de Pegorer durante a reunião foi o de mostrar que não disputará as convenções do partido – o que até então poderia gerar divisões dentro da legenda. Com a decisão do ex-prefeito, o PMDB, garante a vereadora, deve permanecer unido em torno do nome de João Carlos de Oliveira para encabeçar a chapa que concorrerá à Majoritária.


“O PMDB continua firme, apoiando o João. Na reunião, houve até um encaminhamento para que o grupo permanecesse firme com ele”, argumenta a vereadora, ao reforçar que o afastamento de Pegorer não implicará em mudanças quanto ao lançamento do prefeito como pré-candidato do grupo.
O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB), diz que analisa com tranquilidade a decisão do ex-prefeito Valter Pegorer em não apoiá-lo nestas eleições. “Não fiquei surpreso, acho que não é uma decisão definitiva. Mas é natural que as pessoas queriam ou não entrar em uma campanha política”, avalia. Apesar de não ter participado da reunião em que Pegorer oficializou sua posição, ele confirma que um das questões que motivaram o ex-padre foi a estadualização da Faculdade Apucarana Cidade Educação (Faced).

continua após publicidade


O prefeito acrescenta também que o fato de Pegorer optar por ficar fora da disputa municipal não vai alterar os rumos em relação à sua pré-candidatura. “Seria problema se tivéssemos uma ruptura dentro do grupo, mas não é uma facção do grupo que está saindo. Nosso grupo continua unido”, enfatiza.
O mesmo considera o vice-prefeito de Apucarana, Waldemar Garcia (PSDB), que dividiu a gestão do município com o ex-prefeito Valter Pegorer. “Não há mudança por conta da decisão dele. Faltam quase nove meses para as eleições. Ainda tem muitas coisas para acontecer”, frisa o vice-prefeito de Apucarana.


A reportagem da Tribuna procurou o ex-prefeito, mas ele não quis se manifestar sobre o assunto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana: Pegorer rompe com o prefeito João Carlos de Oliveira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!