Política

Ao lado da família, Dilma participa de desfile de 7 de Setembro em Brasília

Da Redação ·
 Ao lado da família, Dilma participa de desfile de 7 de Setembro em Brasília
fonte: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Ao lado da família, Dilma participa de desfile de 7 de Setembro em Brasília

Ao lado da filha, Paula, e do neto, Gabriel, a presidente Dilma Rousseff participou na quarta-feira (7) do desfile militar em comemoração ao Dia da Independência, em Brasília. O evento começou em torno de 9h30 e terminou por volta das 11h30 com as acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça. A presidente seguiu para o Palácio da Alvorada depois da solenidade.

continua após publicidade

No Rolls Royce da Presidência, Dilma chegou à tribuna de honra, na Esplanada dos Ministérios, ao som de "É o amor", da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano. A banda do Exército também tocou hits de Luan Santana e Paula Fernandes durante a solenidade.

Paula e Gabriel, assim como ministros do governo, já esperavam Dilma no local destinado às autoridades. Entre os ministros que compareceram ao desfile estavam Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Fernando Haddad (Educação), Edson Lobão (Minas e Energia), Orlando Silva (Esportes), Eduardo Cardozo (Justiça) e Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia). Dali, assistiram a mais de uma hora de desfile.

continua após publicidade

Todos ouviram de pé o Hino Nacional, enquanto caças da Força Aérea Brasileira cruzaram o céu deixando um rastro de fumaça verde e amarela. Em seguida, a presidente autorizou o início do desfile, que começou com apresentação de tanques e veículos militares e policiais.

Após o desfile de veículos, os nadadores César Cielo e Ana Marcela Cunha carregaram uma tocha com o chamado Fogo Simbólico da Pátria, que representa o patriotismo brasileiro. O fogo é mantido constantemente aceso na Pira da Pátria, na Praça dos Três Poderes. Em seguida, 80 atletas representaram os 268 homens que pariciparam dos Jogos Militares. Neste ano, o Brasil conquistou a primeira colocação, com 144 medalhas.

Os eventos também contaram com uma série de atos contra a corrupção no país. Manifestantes que participaram da Marcha Contra a Corrupção nesta quarta-feira em Brasília lavaram a rampa do Congresso e dos ministérios do Esporte e da Agricultura, ambos envolvidos em suspeitas de irregularidade. São Paulo, Recife e Salvador foram algumas das capitais que também sediaram protestos ao longo da manhã.

continua após publicidade

Em torno de 35 mil pessoas eram esperadas para assistir ao desfile militar deste ano, cujo tema é “Construir um Brasil que avança está em nossas mãos”.

Estados

Em São Paulo, as arquibancadas do Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da capital, ficaram lotadas. O público esperado pela organização do evento era de 30 mil pessoas. Cerca de 7 mil participaram do desfile.

continua após publicidade

No Rio, em manhã de sol e calor, aproximadamente cinco mil pessoas, segundo o Comando Militar do Leste, comemorou o Dia da Independência assistindo ao desfile cívico-militar na Avenida Presidente Vargas, no Centro.

*(com informações de São Paulo e Rio)