MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Câmara de Apucarana aprova manutenção de 11 vereadores

Por unanimidade, a Câmara de Apucarana aprovou ontem à noite projeto de emenda à Lei Orgânica do Município e manteve a composição do Legislativo local com 11 vereadores. A proposta foi votada em regime de urgência, após acordo entre os vereadores da Ca

Da Redação

·
Câmara de Apucarana aprova manutenção de 11 vereadores em 1ª votação
Icone Camera Foto por Arquivo
Câmara de Apucarana aprova manutenção de 11 vereadores em 1ª votação
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.08.2011, 08:22:00 Editado em 27.04.2020, 20:45:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Por unanimidade, a Câmara de Apucarana aprovou ontem à noite projeto de emenda à Lei Orgânica do Município e manteve a composição do Legislativo local com 11 vereadores. A proposta foi votada em regime de urgência, após acordo entre os vereadores da Casa. Como se trata de mudança na Lei Orgânica, a emenda volta à discussão num intervalo de 10 dias, conforme manda o regulamento da Câmara.

continua após publicidade


A votação da proposta na Câmara ontem à noite foi reflexo da mobilização popular, encabeçada por várias entidades do município, contra a Emenda Constitucional 58, que redistribui o número de vagas nos Legislativos. Apucarana está na faixa entre 120 mil e 160 mil habitantes e poderia ampliar o número de cadeiras até o limite de 19. Como a Lei Orgânica já previa 19 vagas, era necessária à apresentação de uma emenda para que a composição atual fosse mantida.

continua após publicidade


No final da semana, a proposta ganhou adesão de 10 dos 11 vereadores, abrindo caminho para a aprovação do projeto. Ontem à noite, Valdir Frias (PTB), que havia ainda colocado em dúvida seu voto, também se posicionou a favor da manutenção de 11 cadeiras, garantindo que a emenda passasse por unanimidade no plenário.
O presidente da Câmara, Alcides Ramos Júnior (DEM), afirmou que a votação da emenda ocorreu após uma ampla consulta popular feita pela Casa. Ele citou a enquete no site do Legislativo, os ofícios enviados a entidades e também a pesquisa contratada junto ao instituto Alvorada, que demonstrou que 77% dos eleitores defendiam a manutenção de 11 vagas. “A maioria das manifestações foi a favor da manutenção das 11 vagas. Voto com a maioria: sim”, disse Alcides.


Lucimar Scarpelini (PP) também assinalou que o assunto foi amplamente debatido. “A maioria das pessoas com quem conversei é a favor de 11 vagas”, disse, observando ainda o resultado da pesquisa encomendada pela Câmara.
Júnior da Femac (PDT) lembrou da dívida do município, apurada pela CPI da Dívida Pública, antes de votar. “Um município que tem R$ 241 milhões de dívida não pode suportar mais gastos”. Telma Reis (PMDB) disse que votava sim atendendo o “clamor popular”. Aldivino Marques da Cruz Neto, o Val (PSC), também destacou o respeito à posição da população. Mauro Bertoli (PTB), Marcos Antônio Martins (PTC), Luiz Brentan (PSDB), José Aírton de Araújo, o Deco (PR), Carmelo Ribeiro (PR), além de Valdir Frias, também confirmaram pela manutenção de 11 vagas na Câmara.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara de Apucarana aprova manutenção de 11 vereadores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!