MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Projeto de Deco pede nomeação de todos os concursados

O vereador José Airton Araújo, o “Deco” (PR), apresenta projeto de lei nesta semana, na Câmara de Apucarana, a fim de que os concursos públicos realizados no município nomeiem todos os candidatos aprovados. Na prática, afirma o vereador, o projeto obri

Da Redação

·
Projeto de Deco pede nomeação de todos os concursados
Icone Camera Foto por Divulgação
Projeto de Deco pede nomeação de todos os concursados
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.08.2011, 15:43:00 Editado em 27.04.2020, 20:45:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O vereador José Airton Araújo, o “Deco” (PR), apresenta projeto de lei nesta semana, na Câmara de Apucarana, a fim de que os concursos públicos realizados no município nomeiem todos os candidatos aprovados. Na prática, afirma o vereador, o projeto obriga os editais a oferecerem apenas o número de vagas para as quais há efetiva demanda. “O que ocorre hoje é que muita gente fica na fila de espera, alimentando a ilusão de um emprego que muitas vezes não existe. Isso atrapalha a pessoa de buscar outros empregos e até de se especializar em outras áreas, além da pressão por emprego que se faz sobre nós, políticos, que nada temos com a elaboração desses editais”, afirma o vereador.

continua após publicidade


Deco frisa que, a pedido seu, a assessoria jurídica da Câmara pesquisou o assunto e encontrou jurisprudência para fundamentar o projeto, inclusive com manifestação já do Supremo Tribunal Federal (STF), reconhecendo que aprovado em concurso dentro das vagas tem direito a nomeação. O STF negou provimento a um Recurso Extraordinário (RE) em que o Estado do Mato Grosso do Sul questiona a obrigação da administração pública em nomear candidatos
aprovados dentro do número de vagas oferecidas no edital do concurso público.

continua após publicidade

A decisão ocorreu por unanimidade.
“Nosso projeto regulamenta essa questão na esfera municipal e evita que no futuro pessoas aprovadas nos concursos públicos, seja de Executivo, seja do Legislativo, reivindiquem na Justiça o direito de nomeação, pois já sabemos qual será a posição da Justiça”, acrescenta o vereador.

No STF, o ministro relator, Gilmar Mendes, afirmou que quando a administração torna público um edital de concurso convocando todos os cidadãos a participarem da seleção para o preenchimento de determinadas vagas no serviço público, “ela, impreterivelmente, gera uma expectativa quanto ao seu comportamento segundo as regras previstas nesse edital”. “Aqueles cidadãos que decidem se inscrever e participar do certame público depositam sua confiança no Estado-administrador, que deve atuar de forma responsável quanto às normas do edital e observar o princípio da segurança jurídica como guia de comportamento”, avalia o ministro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto de Deco pede nomeação de todos os concursados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!