MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Placas personalizadas geram ação do MP contra Bertoli

O promotor Eduardo Augusto Cabrini, da Promotoria de Proteção do Patrimônio Público de Apucarana, propôs na quinta-feira ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o vereador Mauro Bertoli (PTB) e o servidor da Câmara, Júlio César

Da Redação

·
Carro da Presidência da Câmara com as iniciais BER-1477, que indicaria o nome e  o número que o vereador Mauro Bertoli utilizou durante as últimas campanhas eleitorais
Icone Camera Foto por Divulgação
Carro da Presidência da Câmara com as iniciais BER-1477, que indicaria o nome e o número que o vereador Mauro Bertoli utilizou durante as últimas campanhas eleitorais
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.08.2011, 10:24:00 Editado em 27.04.2020, 20:45:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O promotor Eduardo Augusto Cabrini, da Promotoria de Proteção do Patrimônio Público de Apucarana, propôs na quinta-feira ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o vereador Mauro Bertoli (PTB) e o servidor da Câmara, Júlio César Ravazzi Santos. O Ministério Público (MP) aponta irregularidades na escolha de placas de três veículos de propriedade da Câmara, durante a gestão de Bertoli como presidente da Casa. No entendimento do promotor Eduardo Cabrini, as placas APU-1414, BER-1477 e APU-4777 representam propaganda antecipada, já que fazem referência às iniciais de Bertoli e aos números do partido do vereador e os usados durante as últimas campanhas eleitorais.

continua após publicidade


Na ação civil pública, Cabrini pede, em caráter liminar, a retirada e substituição imediata das placas. “A medida é necessária, já que no ano que vem teremos campanha eleitoral e as placas são uma nítida promoção pessoal do vereador”, diz o promotor.


Ele também solicita a devolução do dinheiro gasto com o serviço de emplacamento e ainda o pagamento dos valores que serão necessários para a devida substituição. Além disso, o promotor quer a condenação de Bertoli e Ravazzi nos atos de improbidade administrativa, com suspensão de direito políticos, perda da função pública e aplicação de multa civil.

continua após publicidade


O promotor observa que o funcionário Júlio César Ravazzi Santos também foi incluído na ação, já que ele teria declarado na Promotoria que fez a escolha das placas e que houve coincidência na similaridade dos números.
No entanto, o promotor argumenta que houve, inclusive, reserva do número da placa, com o pagamento de R$ 50 por unidade. Na opinião de Cabrini, “fazer promoção pessoal às exprensas do erário público é constrangendor”. Segundo ele, escolher placas que comecem com BER é uma prática na família do vereador, que ele teria levado para o Poder Público.


Procurado pela Tribuna, o vereador Mauro Bertoli nega irregularidades e afirma que as placas foram escolhidas pela sua assessoria na Câmara. Ele lembra que uma ação idêntica foi apresentada no ano passado na Justiça Eleitoral e que teria redudado apenas em multa, que está sendo paga.


Bertoli afirma que o promotor Eduardo Cabrini está no seu direito de apresentar a denúncia, mas observa que irá se defender judicialmente. “Não houve, em nenhum momento, intenção de fazer promoção pessoal, até porque não há nenhum ganho eleitoral com os números em uma placa. O que aconteceu foium fato isolado no período que estive na Presidência, sem que houvesse algum objetivo de propaganda antecipada”, completa Bertoli.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Placas personalizadas geram ação do MP contra Bertoli"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!