MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Webinar debate importância da contabilidade pública

Webinar debate importância da contabilidade pública

Da Redação

·
Webinar debate importância da contabilidade pública
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.09.2020, 16:05:48 Editado em 17.09.2020, 16:05:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A contabilidade pública é um ramo que ganhou maior relevância e valorização, especialmente com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em 2000. E durante períodos de exceção – como o atual, devido à pandemia –, em que crescem as despesas extraordinárias, torna-se um instrumento ainda mais fundamental para o controle e a acompanhamento das contas municipais, estaduais e federais.

continua após publicidade

Para debater o tema, a Contabilidade Geral do Estado, ligada à Secretaria de Estado da Fazenda, promove em 22 de Setembro, Dia do Contabilista, o webinar “Contabilidade Pública – Instrumento de mensuração da eficiência e da economicidade no gerenciamento dos recursos”, com as presenças de diversos especialistas no tema.

Participarão o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior; a contadora-geral do Estado, Cristiane Berriel; o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira; a chefe de gabinete da Sefa, Lilian Alves; o contador e membro da Comissão dos Contadores Públicos do Paraná, Décio Cardim; e Luciane Maria Gonçalves Franco, diretora-geral do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). A mediação será feira pelo diretor-geral da Sefa, Eduardo Castro.

continua após publicidade

“A contabilidade pública, como um ramo da ciência contábil, tem foco no patrimônio, no caso o patrimônio público. Por essa razão, é a ferramenta capaz de registrar e devidamente mensurar a eficiência e economicidade na gestão dos recursos públicos”, destaca a contadora-geral Cristiane Berriel. “Desta forma, torna-se imprescindível que cada vez mais seja reconhecida como tal, não só por gestores, mas pela sociedade, visto que seus informes, relatórios e demonstrativos expõem os resultados e fluxos orçamentário, financeiro e patrimonial”, explica.

O objetivo principal da Contabilidade Pública é fornecer aos gestores informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões e aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação. “Além, é claro, de ser um poderoso instrumento de transparência junto à população e às instituições”, completa Cristiane.

O evento é gratuito e destinado a contabilistas, economistas, estudantes e ao público em geral, e será transmitido pelo canal da secretaria estadual da Fazenda no Youtube.

continua após publicidade

Serviço:

Webinar sobre Contabilidade Pública

Data: 22 de setembro

continua após publicidade

Horário: 10h

Onde: http://www.youtube.com/sefaparana

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Webinar debate importância da contabilidade pública"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!