Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
INTOLERÂNCIA

Vídeo mostra bolsonarista invadir festa de líder petista, morto em Foz

Câmera do salão onde Marcelo Arruda fazia a festa de seus 50 anos mostra o confronto. Ele é atingido, reage e acerta o agressor.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Vídeo mostra bolsonarista invadir festa de líder petista, morto em Foz
Autor Marcelo Arruda era Guarda Municipal e foi candidato a vice-prefeito nas últimas eleições. Foi morto na festa de aniversario de seus 50 anos - Foto: Reprodução Arquivo pessoal

Um vídeo que circula nas redes sociais e na mídia nacional neste domingo (10) mostra os momentos do confronto que resultou na morte do guarda municipal e líder petista Marcelo Arruda, durante a festa de aniversário de seus 50 anos.

O agressor, um agente penal federal, apoiador do governo Bolsonaro, Jorge José da Rocha Guaranho, segundo a Polícia Civil, ficou ferido com o revide de Marcelo.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Inicialmente, a Polícia Civil havia informado que o agente penitenciário havia morrido, no entanto, em coletiva no final da tarde deste domingo (10), a Polícia Civil corrigiu a informação, anunciando que Jorge Guaranho havia sido hospitalizado. A delegada chegou a informar que o quadro clínico dele seria estável.

O agente penitenciário invadiu a festa de aniversário de Arruda, que comemorava seus 50 anos com amigos e familiares. A festa era temática do partido e com várias imagens do ex-presidente Lula, líder das pesquisas na corrida presidencial contra Bolsonaro, que tenta a reeleição.

As imagens mostram quando Arruda, de camiseta escura e bermuda clara, já atingido, cai entre as mesas no salão. Em seguida Jorge aparece em cena, com a arma na mão, tentando acertar outros tiros no líder petista, já caído no chão. Uma mulher empurra Jorge no momento do disparo. Ele vai e nesse momento, Arruda, ainda no chão, começa a reagir, fazendo vários disparos. Jorge tenta se reequilibrar e correr, mas cai próximo a porta.

publicidade

A festa de Arruda aconteceu na noite deste sábado (09) e foi invadida por Jorge Guaranho. Defensor de Bolsonaro, Jorge teria passado pelo local, gritando “aqui é Bolsonaro” e ameaçando as pessoas. Marcelo teria ido até o carro e pegado sua arma. Em seguida, Guaranho teria retornado, invadido o local, onde ocorreu o confronto.


VEJA O VIDEO (CENAS FORTES)

publicidade


O episódio repercutiu nacionalmente e dezenas de lideranças políticas se manifestaram nas redes sociais. O próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou lamentando as mortes e o clima de violência. Em suas redes sociais, Lula destacou que Arruda comemorava a chegada dos 50 anos “com a alegria de um pai que acabou de ter mais uma filha”. Arruda era casado, pai de quatro filhos, um deles ainda bebê.

O ex-presidente Lula emitiu a nota no início do dia, quando as informações eram de que o agressor de Arruda também havia morrido na troca de tiros.

publicidade

Lula escreveu: “Uma pessoa, por intolerância, ameaçou e depois atirou nele, que se defendeu e evitou uma tragédia maior. Duas famílias perderam seus pais. Filhos ficaram órfãos, inclusive os do agressor. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de Marcelo Arruda”, disse. Lula ainda pediu “compreensão e solidariedade” com os familiares do agente penitenciário. Lula lembrou que esses familiares também “perderam um pai e um marido para um discurso de ódio estimulado por um presidente irresponsável”, referindo-se a Jair Bolsonaro (PL). No final de sua mensagem sobre o caso, Lula ainda disse que pelos relatos que tinha sobre o caso, “Guaranho não ouviu os apelos de sua família para que seguisse com a sua vida”, disse o ex-presidente, reiterando que “precisamos de democracia, diálogo, tolerância e paz”.

O PT também emitiu uma nota oficial lamentando a morte e afirmando que ela seria decorrente de crime de ódio por um bolsonarista. O texto da nota diz que Arruda foi vítima da "intolerância, do ódio e da violência política". Na nota, o PT afirma ainda que Jorge Guaranho, antes de cometer o crime, teria "interrompido a festa e ameaçado, de arma na mão, a todos os presentes".

Também em nota, a Policia Civil do Paraná, afirma que o ocorrido "tratou-se de uma discussão" na festa e que, além de Marcelo, o policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho também morreu. "A Delegacia de Homicídios está apurando o caso para maiores esclarecimentos da motivação do crime", diz o texto.

publicidade

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, que é do Paraná, também se posicionou sobre o caso, nas redes sociais. “Uma tragédia fruto da intolerância dessa turma", escreveu Gleisi, referindo-se aos apoiadores do presidente Bolsonaro.

Ao Uol, um amigo de Marcelo Arruda, identificado como Andre Alliana, relatou que a festa transcorria normalmente quando Guaranho chegou em um carro branco, com a mulher no banco de trás, segurando um bebê de colo. “Achamos que era um convidado, já que também tinha bolsonaristas no local. O Marcelo estava na cozinha e fomos chamá-lo para receber esse homem. Foi aí que vimos que não era brincadeira. Em seguida, ele [Guaranhos] deu a volta de carro, xingou quem estava lá e disse que ia voltar para ‘acabar’ com todo mundo. O Marcelo estava com um copo de chope na mão e acabou jogando nele para expulsá-lo do local”, disse. Com medo, Arruda foi até seu carro e voltou com uma pistola, diz Alliana. “Quinze minutos depois, o cara [Guaranho] voltou sozinho. A esposa do Marcelo, que é policial civil, tentou impedir que ele entrasse na festa. Nisso, o cara começou a atirar. Atingiu a perna do Marcelo e depois atirou no peito dele. O Marcelo também conseguiu atirar nele”, diz.


publicidade

Com Informações de UOL

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline