Nesta quarta-feira (2), moradores do Paraná poderão observar o eclipse solar que ocorre próximo ao pôr do sol, segundo o Observatório Nacional (ON). Veja abaixo dicas para ver o fenômeno que terá início às 16h43 e término previsto às 18h32.
- LEIA MAIS: Observatório flagra eclipse e meteoro brilhante no mesmo dia no RS
Existem duas formas de se observar o eclipse com segurança: direta ou indiretamente. A observação direta é aquela feita sem o uso de projeções, e pode ser feita com algum instrumento especialmente adaptado para esse fim. O ideal é que se use filtros para a observação, e é importante o uso de filtros adequados.
A melhor opção é o filtro de soldador número 14 ou maior (verifique se o modelo tem o certificado de qualidade ISO 12312-2). Mesmo assim, a observação não deve se estender por mais do que alguns segundos.
Observar o Sol com algum instrumento óptico, como binóculo ou telescópio, só é permitido sob orientação de astrônomos experientes e que saberão os filtros corretos a serem usados. Para a observação, não use nenhum instrumento que não tenha sido preparado por profissionais.
Já a observação indireta é aquela feita através de uma projeção, sem o auxílio de qualquer instrumento óptico.
ECLIPSE SOLAR
Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra de uma maneira que ela acaba lançando uma sombra sobre o planeta. A Lua, então, bloqueia a entrada de luz solar que chega à Terra.
O Observatório Nacional e a agência espacial norte-americana irão fazer transmissões ao vivo do evento. Para acompanhar a transmissão do ON, basta acessar o canal do observatório.
Às vezes, a Lua bloqueia apenas parte da luz do Sol, no chamado eclipse solar parcial ou anular. Já quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol, há um eclipse solar total. As informações são do G1 e do Estadão.
Deixe seu comentário sobre: "Veja dicas para observar o eclipse solar que acontece nesta quarta (2)"