MAIS LIDAS
VER TODOS

AÇÕES

Vacinação: parceria entre PR e Ministério da Saúde colhe resultados

No cenário nacional, por exemplo, a BCG registrou uma cobertura de 72%. Já no Paraná, este índice foi de 89%

Da Redação

·
Representantes da Sesa e técnicos do Ministério da Saúde
Icone Camera Foto por SESA
Representantes da Sesa e técnicos do Ministério da Saúde
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.03.2024, 21:28:41 Editado em 06.03.2024, 21:28:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentaram nesta quarta-feira (06) para técnicos do Ministério da Saúde (MS) os resultados de uma série de oficinas promovidas no último ano para promover a ampliação da cobertura vacinal no Paraná.

continua após publicidade

As ações fazem parte do Microplanejamento para Vacinação de Alta Qualidade, um esforço integrado entre as pastas estadual e federal para capacitar os profissionais dos municípios na criação de estratégias, detecção de problemas e outras questões relacionadas ao esquema vacinal.

-LEIA MAIS: Com 82 casos, Paraná reforça medidas de prevenção da meningite

continua após publicidade

Técnicos da Sesa mostraram que entre agosto e setembro de 2023 foram 10 oficinas realizadas, abrangendo os municípios de Curitiba, Guarapuava, Dois Vizinhos, Umuarama, Maringá, Foz do Iguaçu e Londrina. Elas foram multiplicadas para todas as Regionais de Saúde do Estado, somando uma participação de cerca de mil profissionais. As capacitações abordaram uma gama de temas, como o risco de reintrodução de doenças, a abordagem para realização de campanhas vacinais e intensificação da busca ativa de não vacinados.

De acordo com os dados apresentados ao Ministério, o Paraná superou todos os índices nacionais de imunização em 2023, reforçando a imunidade de bebês, adultos e idosos. Um dos exemplos se dá pela cobertura da BCG, imunizante que protege contra a tuberculose, especialmente em formas mais graves. No cenário nacional, a vacina registrou uma cobertura de 72%. Já no Paraná, este índice foi de 89%.

Outro exemplo de êxito foi a vacina pentavalente, um imunizante pediátrico aplicado aos dois, quatro e seis meses, e que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus. A cobertura foi de 84,8% em 2022, e 88,8% em 2023. Os dados do último ano também mostram as seguintes coberturas vacinais: Hepatite B com 89%; Febre Amarela com 81%; Poliomelite com 89% e Rotavírus com 90%.

continua após publicidade

“O Paraná possui índices superiores à média nacional de vacinação, o que mostra não somente uma opinião positiva dos paranaenses em relação aos imunizantes, mas também evidencia que estamos colhendo resultados positivos de medidas tomadas para ampliar a cobertura vacinal”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes. “Esta parceria com o Ministério da Saúde tem nos auxiliado a expandir ainda mais esses números, reforçando um elo fundamental para o sucesso da saúde pública”.

Para Daniela Cerino, enfermeira da vigilância epidemiológica da 13ª Regional de Cianorte, no Noroeste, as oficinas de microplanejamento tiveram um papel ativo na ampliação da cobertura vacinal. “Com esses treinamentos, conseguimos otimizar nossos serviços de vacinação em diversos pontos”, disse. Uma das estratégias aplicadas, destacou ela, foi a compilação de elementos lúdicos para campanhas de vacinação infantil, o que auxilia tanto na adesão quanto no conforto das crianças. “As capacitações são fundamentais para garantir profissionais cada vez mais preparados”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Vacinação: parceria entre PR e Ministério da Saúde colhe resultados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!