MAIS LIDAS
VER TODOS

Rede Estadual de Ensino

Vacinação foi a chave para o retorno das aulas presenciais

Com o avanço da vacinação, o retorno das aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino se torna mais segura

Da Redação

·
Vacinação foi a chave para o retorno das aulas presenciais
Icone Camera Foto por Seed
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.07.2021, 11:17:35 Editado em 19.07.2021, 11:17:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A vacinação no Paraná está avançando. Mais de 220 mil profissionais da Educação Básica receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19. De acordo com o Vacinômetro do Sistema Único de Saúde, 222.556 profissionais receberam a primeira dose no Estado. Outros 2.456 já tomaram a segunda dose ou dose única e estão com o esquema vacinal completo.

continua após publicidade

O grupo é composto por profissionais de creches e pré-escolas, ensino fundamental, médio, profissionalizante e EJA tanto da rede pública (municipais e estadual) quanto da rede privada, sendo mais de 83% mulheres.

Por consequência da marca de seis meses de vacinação no Paraná, o que se vê nas escolas são profissionais vacinados, com algumas exceções de pessoas com alguma condição específica ou que não puderam tomar a vacina no dia indicado.

continua após publicidade

É uma realidade bem diferente daquele 18 de janeiro de 2021, ainda em férias escolares, dia da aplicação da primeira vacina no Paraná. O hiato entre os dois recessos (janeiro e julho) é justamente o intervalo de imunização, o que possibilitou o retorno gradual dos alunos para as salas de aula.

A vacinação é fator importante para o avanço da reabertura, garantindo mais proteção à comunidade escolar – juntamente com o cumprimento do protocolo de biossegurança, que limitou contaminações e suspendeu atividades quando necessário, fechando turmas e escolas. Essa foi a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior no dia 4 de maio, quando foi instituída essa regra de proteção: retorno gradual com o avanço da vacinação.

"É importante reabrir. A escola precisa do aluno e o aluno precisa da escola para um futuro melhor. Que a gente consiga ter uma escola aberta, uma escola segura e que volte a ser frequentada pelos alunos. Esse semestre foi desafiador como todo o ano passado. Mas conseguimos alcançar a vacinação em massa”, afirmou o secretário estadual de Educação e do Esporte, Renato Feder.

continua após publicidade

CONCOMITANTE – Paralelamente ao começo da vacinação dos profissionais da Educação Básica, na segunda semana de maio, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) iniciou a retomada gradual das atividades presenciais nas escolas, com 200 instituições abrindo as portas aos estudantes no dia 10 de maio.

Até o recesso escolar em 9 de julho, 55% (1.161) dos mais de 2,1 mil colégios estaduais já haviam retomado total ou parcialmente o ensino presencial no modelo híbrido. Com o início do segundo semestre letivo na próxima quarta-feira (21), mais colégios vão reabrir até chegar à totalidade nas próximas semanas, enquanto os demais abertos parcialmente vão ampliar sua capacidade de atendimento a séries e turmas.

A partir do início de agosto, a maioria dos profissionais da Educação começará a receber a segunda dose da vacina, já que mais de 93% desse público recebeu vacinas de fabricantes que têm 90 dias de intervalo entre as doses. Mais de um terço das doses (75.333) foi aplicada em pessoas de 40 a 49 anos, sendo 38.889 entre 40 e 44 anos e 36.444 entre 45 e 49 anos, as duas principais faixas etárias.

continua após publicidade

A medida também permitirá o retorno de servidores dos grupos de risco (apenas com esquema vacinal completo, conforme a Resolução 623/2021 da Sesa), até então em regime de teletrabalho, e o chamamento de professores que participaram do Processo Seletivo Simplificado (PSS) e não puderam ser chamados anteriormente, o que afeta o quadro de muitas instituições.

"A vacinação foi fundamental para os professores, os funcionários das escolas e toda a comunidade escolar. O Paraná desenvolveu o mais completo programa de aula virtual do País, mas nada substitui o atendimento diário e olho no olho. O segundo semestre será transformador para a educação do Estado", acrescentou Feder.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Vacinação foi a chave para o retorno das aulas presenciais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!