MAIS LIDAS
VER TODOS

PARANÁ

Universidades oferecem atendimento psicológico gratuito à população

Alunos dos últimos anos dos cursos de Psicologia da UEL, UEM e Unicentro são os responsáveis pelos atendimentos

Da Redação

·
Universidade Estadual de Maringá
Icone Camera Foto por AEN
Universidade Estadual de Maringá
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.01.2024, 14:46:35 Editado em 31.01.2024, 14:46:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Acolher, atender e orientar a comunidade em relação à saúde mental. Estes são os principais objetivos das clínicas de psicologia presentes nas universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e do Centro-Oeste (Unicentro). As três instituições de ensino superior realizam atendimentos gratuitos para pessoas externas às universidades que necessitem de acompanhamento psicológico.

continua após publicidade

Alunos dos últimos anos dos cursos de Psicologia, supervisionados pelos professores responsáveis por disciplinas específicas e do estágio profissionalizante, e também psicólogos vinculados aos programas de pós-graduação, são os responsáveis pelos atendimentos. A prestação do serviço procura aliar a necessidade dos pacientes com a formação dos estudantes.

- LEIA MAIS: Colégios agrícolas do PR vão receber 23 drones durante o Show Rural

continua após publicidade

Os atendimentos oferecidos pelas unidades abrangem diversas áreas da psicologia, como psicologia da saúde, da educação e do trabalho, análise comportamental, psicanálise e psicologia social e institucional. Incluem também psicoterapia de crianças, adultos e idosos; acolhimento e plantão psicológico; avaliação psicológica; e psicoterapia em grupo, de casal e familiar.

NÚMEROS

As clínicas universitárias são uma das alternativas de combate aos casos de transtorno mental, que cresceram nos últimos anos.

continua após publicidade

Dados de 2019 da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que mais de 970 milhões de pessoas no mundo sofrem com transtornos psicológicos, como ansiedade, com sintomas como fadiga, irritabilidade, tensão muscular, palpitações, falta de ar e taquicardia.

Outro problema recorrente é a depressão, com cerca de 280 milhões de indivíduos afetados por sentimentos de tristeza profunda recorrente, falta de apetite, baixa autoestima, desânimo e pessimismo em excesso.

Outros problemas frequentes são os transtornos alimentares como bulimia ou anorexia, que somam aproximadamente 14 milhões de afetados no mundo.

continua após publicidade

Um estudo publicado pela empresa de pesquisa e consultoria Ipsos durante a pandemia de Covid-19, em março de 2021, realizado em 30 países, entre eles o Brasil, demonstra os efeitos do período na saúde mental da população.

No Brasil, 53% dos ouvidos afirmam que a saúde mental piorou desde o início da pandemia, oito pontos percentuais a mais do que a média de 45% dos 30 países participantes. A população brasileira é a quinta com a maior taxa de crescimento de transtornos mentais, segundo a pesquisa.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Universidades oferecem atendimento psicológico gratuito à população"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!