MAIS LIDAS
VER TODOS

Temporada de verão

Universidades levam cultura e atendimento ao público no litoral

Estudantes universitários de diferentes cursos apresentarão ações desenvolvidas em projetos de pesquisa e extensão

Da Redação

·
Universidades levam cultura e atendimento ao público no litoral.
Icone Camera Foto por AEN
Universidades levam cultura e atendimento ao público no litoral.
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.12.2023, 12:48:37 Editado em 18.12.2023, 12:47:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e as sete universidades estaduais paranaenses integram a programação do Verão Maior Paraná. Durante os dias 28 de dezembro a 4 de fevereiro, o projeto Seti Com Ciência desenvolverá atividades de atendimento ao público, testes de saúde e ações culturais no Litoral do Estado.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Conquistas no Prêmio Brasil Olímpico marcam esporte paranaense

Estudantes universitários de diferentes cursos apresentarão ações desenvolvidas em projetos de pesquisa e extensão das sete instituições estaduais de ensino superior, por meio de atividades lúdicas, em Caiobá. Haverá também atividades relacionadas à prevenção da saúde. Os alunos atenderão a população com testes rápidos de sífilis e hepatite, aferição de pressão e exame de pele.

continua após publicidade

O projeto Couro de Peixe, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), vai comercializar produtos artesanais feitos a partir do couro de peixe. A iniciativa atua na geração de renda para as mulheres que aprendem a tratar a pele dos animais marinhos.

Outro projeto que estará na Arena do Governo é o Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável, da Unespar, que atua no descarte correto do coco e reutilização da fibra da fruta como adubo e matéria-prima para artesanato. A equipe desenvolve ações de conscientização ambiental e estará com a máquina de trituração de coco, de quinta-feira a domingo, a partir de 4 de janeiro até 4 de fevereiro.

Entre os dias 4 a 14 de janeiro, de quinta-feira a domingo, o Projeto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Manna Team, desenvolverá atividades para o público com manuseio de drones, jogos de robôs e games eletrônicos.

continua após publicidade

"É uma oportunidade para a população conhecer o nosso sistema de ensino superior. O objetivo com essa ação é a popularização da ciência. Vamos mostrar as atividades que as universidades desenvolvem para que os cidadãos que vão passear no Litoral possam conhecer a produção científica das instituições mantidas pelo Estado”, afirma o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – Entre os dias 4 de janeiro até 3 de fevereiro o projeto de extensão Cine UEM apresenta o Cine Concerto Alice no País das Maravilhas (1915), com exibição do filme e trilha sonora realizada ao vivo com piano, contrabaixo e violino, nos dias 30 e 31 de janeiro, e 1° de fevereiro.

Confira as datas e horários:

continua após publicidade

30 de janeiro

Hora: 19h

continua após publicidade

Local: Palco Sunset Shangri-lá - Pontal do Paraná

31 de janeiro

Hora: 19h

continua após publicidade

Local: Palco Sunset - Caiobá

1° de fevereiro

Hora: 19h

continua após publicidade

Local: Palco Sunset, Praia do Cristo, Guaratuba.

A Big Belas Band é uma banda de jazz composta por alunos e professores da Unespar. Eles se apresentam nos dias 26 a 28 de janeiro.

continua após publicidade

26 de janeiro

Hora: 19h

Local: Palco Sunset, Praia do Cristo, Guaratuba.

27 de janeiro

Hora: 19h

Local: Palco Sunset Shangri-lá - Pontal do Paraná

28 de janeiro

Hora: 19h

Local: Palco Sunset - Caiobá

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Universidades levam cultura e atendimento ao público no litoral"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!