O Governo do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), começou nesta segunda-feira (06) uma nova mobilização para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os 21 escritórios regionais no Estado e a sede principal do órgão em Curitiba se transformaram em pontos de arrecadação de produtos de higiene e de limpeza; agasalhos e roupas íntimas; roupas de cama, colchões, travesseiros e cobertores. A iniciativa integra a campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e operacionalizada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.
O núcleo de Cascavel do IAT, na região Oeste, promove uma troca solidária de mudas de espécies nativas do Paraná por alimentos não perecíveis. Cada quilo dá direito a uma planta. Não há limite por pessoa. O ponto de coleta funcionará das 8h às 17h, inicialmente até sexta-feira (10), na sede local do IAT: Rua Afonso Pena, 1.766 - Centro, Cascavel.
- LEIA MAIS: Apucarana amplia pontos de arrecadação de donativos para o RS
A previsão do IAT é arrecadar uma tonelada de alimentos. A iniciativa pode ser estendida conforme a necessidade. “Queremos fazer a diferença, ajudar a população desse estado-irmão que é o Rio Grande de Sul. Entregar alimento para quem mais precisa neste momento e, paralelamente, incentivar o plantio de árvores nativas aqui no Oeste do Paraná”, destaca a engenheira florestal e coordenadora do viveiro regional de Cascavel, Aline Heberle.
O IAT possui dois laboratórios de sementes e 19 viveiros florestais para a produção de mais de 100 espécies florestais nativas, como araucária, ipê, araçá, cedro-rosa e árvores frutíferas, entre outras, distribuídas gratuitamente por todo o Estado.
Esses viveiros estão à disposição da população paranaense para recuperação dos processos ecológicos de áreas degradadas e alteradas. Além disso, com a oferta das mudas nativas, os produtores rurais recebem o apoio que necessitam para recuperar suas Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), a fim de se adequarem à legislação ambiental.
Para adquirir as plantas nativas do Paraná, os interessados podem fazer a solicitação de mudas por meios digitais, como aplicativo Paraná Mais Verde, disponível na Play Store e Apple Store. Ao fazer a solicitação para até 100 mudas/ano, o requerimento é aprovado automaticamente e elas já poderão ser retiradas no viveiro selecionado. Basta ligar para o viveiro e agendar.
Para mais de 100 mudas, o requerimento seguirá para análise e aprovação de um técnico do IAT. O interessado poderá acompanhar a solicitação e será informado da aprovação. Após a liberação, as mudas ficam disponíveis no viveiro selecionado.
Outro caminho é via Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pelo endereço www.sga.pr.gov.br. Após a solicitação, o pedido passará por uma análise do IAT. Caso seja aprovado, será encaminhado um e-mail ao requerente, com as informações do local de retirada das mudas e a documentação necessária.
SOS RS – A campanha do Governo do Paraná foi lançada no dia 2 de maio com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e produtos de limpeza. As doações poder ser entregues em qualquer quartel do Corpos de Bombeiros Militar do Estado.
A ajuda do Governo do Paraná à população afetada pelos desastres climáticos no Rio Grande do Sul acontece em várias frentes. Na quarta-feira (1) da semana passada, uma equipe com 32 integrantes do Corpo de Bombeiros do Paraná foi enviada para ajudar nos resgates às vítimas ilhadas pelas enchentes. Uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas também foi mobilizada para auxiliar nesse trabalho. A força-tarefa já realizou 786 salvamentos.
No domingo (5), um avião da Casa Militar do Governo do Paraná levou bolsas de nutrição parental (NPT) a crianças internadas em hospitais de Santa Maria e Santiago, no Rio Grande do Sul.
Serviço IAT
Campanha de troca de mudas por alimentos não perecíveis em Cascavel
Local: Sede do escritório regional do IAT em Cascavel
Endereço: Rua Afonso Pena, 1766 - Centro, Cascavel
Quando: terça (07) a sexta (10)
Horário: 8h às 17h
Para doação de produtos de limpeza, higiene, roupas e outros itens:
O endereço e contato dos 21 escritórios regionais do IAT você encontra AQUI.
Deixe seu comentário sobre: "Unidades do IAT no Paraná também recebem donativos para ajudar o RS"