MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Última oficina do PRI é realizada na Macrorregião Leste

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, acompanhou a oficina remotamente e falou sobre o projeto

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.10.2021, 15:29:11 Editado em 28.10.2021, 15:28:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A oficina de discussão do Planejamento Regional Integrado (PRI) está sendo realizada nesta quinta e sexta-feira (28 e 29) na Macrorregião Leste, em evento no município de Paranaguá, litoral do Estado.

continua após publicidade

Ao todo, 93 municípios da abrangência da 1ª Regional de Saúde (RS) de Paranaguá, 2ª RS Metropolitana, 3ª RS de Ponta Grossa, 4ª RS de Irati, 5ª RS de Guarapuava, 6ª RS de União da Vitória e 21ª RS de Telêmaco Borba, participam da reunião.

Este é o quarto e último encontro Macrorregional realizado em duas semanas sobre a segunda etapa do PRI. O projeto foi iniciado em 2019 e havia sido paralisado devido a pandemia da Covid-19. Agora, o projeto incluirá um eixo de discussão voltado somente para as ações de enfrentamento à doença com destaque para o pós-pandemia.

continua após publicidade

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, acompanhou a oficina remotamente e falou sobre o projeto. “Este momento é muito importante porque podemos expandir as ações observando tantas modificações que tivemos neste período de pandemia. Estamos diante de muitos desafios ainda, mesmo com os números da Covid-19 melhorando. Temos que avançar e estar preparados para o que vem pela frente”, disse.

Desde a semana passada, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e União, se reuniram em Maringá, Londrina, Foz Iguaçu, e agora em Paranaguá, para debaterem a reorganização da Rede de Atenção à Saúde nas quatro Macrorregiões (Noroeste, Norte, Oeste e Leste), para elaboração de Planos individuais Regionais e nível Macro.

Neste trabalho, o foco da Sesa e do Governo do Estado como um todo, é regionalizar os serviços de Saúde, identificar a necessidade de cada Região e agir de maneira conjunta para levar o atendimento até mais próximo da casa das pessoas.

continua após publicidade

“A construção deste documento deve ser ascendente, respeitando a divergência de ideias e possíveis ações para que após o fim da pandemia, o PRI volte a ser pauta efetiva no âmbito federal e sirva como balizador para os investimentos em Saúde regionalizados”, acrescentou Beto Preto.

PRESENÇAS – Participaram do evento, o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior; a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes; a representante do Conselho Estadual de Saúde (CES/PR), Maria Lucia Gomes; o representante do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi), Carlos Pilz; o 2º diretor de Relações Institucionais e Parlamentares do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e secretário municipal de Saúde de Imbaú, Roberto Amatuzzi Franco; a vice-presidente do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems) e secretária municipal de Saúde de Pontal do Paraná, Carmen Moura dos Santos; o diretor da 1ª RS, Leovaldo Bonfim Pinto; o diretor da 2ª RS, José Dalmi Dissenha; o diretor da 3ª RS, Robson Xavier da Silva; o diretor da 4ª RS, Walter Henrique Trevisam; a diretora da 5ª RS, Eliane de Cácia Harmuch; a diretora da 6ª RS, Paula Fernanda Quaglio Krzyzanowki; o diretor da 21ª RS, Cleverton Donizete Soares; além de gestores e secretários municipais dos municípios de abrangência e representantes do Ministério da Saúde.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Última oficina do PRI é realizada na Macrorregião Leste"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!