MAIS LIDAS
VER TODOS

Ensino Superior

UFPR diz que corte do governo inviabiliza pagamento de bolsas

A UFPR informou que a recente contenção de verba impossibilita, já neste mês de dezembro, o pagamento de contas básicas

Da Redação

·
Contas básicas como água, luz, limpeza e segurança não poderão ser pagas neste mês, dezembro, por conta do corte
Icone Camera Foto por Divulgação/UFPR
Contas básicas como água, luz, limpeza e segurança não poderão ser pagas neste mês, dezembro, por conta do corte
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.12.2022, 09:34:30 Editado em 07.12.2022, 09:34:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou um comunicado, na noite dessa terça-feira (6), a respeito do corte de verbas feito pelo governo federal e como isso afeta o ensino superior. De acordo coma instituição, “os cortes efetuados pelo governo federal colocaram todas as instituições federais de ensino superior (IFES) em uma situação gravíssima e dramática”

continua após publicidade

Ainda conforme a universidade, por conta da falta de recursos, não será possível fazer o pagamento de contas básicas de água, luz, contratos dos serviços essenciais de conservação, limpeza e segurança, bem como o pagamento de bolsas, auxílios e o funcionamento dos restaurantes universitários, neste mês de dezembro.

Leia também: Corte do programa Farmácia Popular gera preocupação em Apucarana

continua após publicidade

No último dia 28, entidades da área de educação superior revelaram que o governo federal havia realizado um bloqueio de verbas destinadas às universidades e institutos federais. Porém, devido à grande repercussão, o Ministério da Educação voltou atrás e desbloqueou os R$ 344 milhões do orçamento das instituições atingidas.

Poucas horas após a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) revelar a reversão na decisão do MEC, o ministério comandado por Victor Godoy voltou a bloquear a verba.

“Não é possível que um governo, em um ano fiscal, em um ano orçamentário, faltando um mês para que se conclua, desista de rodar uma máquina pública”, disse o reitor da UFPR e presidente da Andifes, Ricardo Marcelo Fonseca, em entrevista à GloboNews, no último domingo (4).

continua após publicidade

“A medida catastrófica da subtração total de recursos nas universidades federais atinge em cheio, com abandono e desassistência, as parcelas mais necessitadas, pois os mais afetados são justamente os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica e os trabalhadores assalariados das empresas terceirizadas. A situação se mostra crítica e grave”, informou a UFPR através do comunicado.

A universidade havia anunciado que iria oferecer um Auxílio Refeição Emergencial aos estudantes que dependem dos restaurantes universitários para se alimentar. Porém, com o corte, é impossível realizar o pagamento do benefício.

O reitor da instituição explicou que, mesmo sob dificuldades, irá fornecer a alimentação aos universitários. “A gestão da UFPR mantém o compromisso de assegurar o fornecimento de comida, em caráter de segurança alimentar, em um dos restaurantes universitários de Curitiba, para socorrer aqueles estudantes que deveriam ser atendidos pelo edital de Auxílio Refeição Emergencial, mantendo o princípio desta gestão em fazer todos os esforços para o apoio e manutenção dos estudantes mais vulneráveis.”

continua após publicidade

A instituição também explicou que, apesar dos cortes, as linhas de ônibus Intercampi continuarão funcionando para garantir o acesso dos estudantes aos restaurantes universitários.

Com informações da Banda B e da assessoria da UFPR.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "UFPR diz que corte do governo inviabiliza pagamento de bolsas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!