MAIS LIDAS
VER TODOS

ENSINO SUPERIOR

UEPG recebe bolsa de pesquisa sobre bactérias na agricultura

O projeto tem como foco principal potencializar os efeitos das Bactérias Promotoras do Crescimento de Plantas na agricultura através de um melhor entendimento da interação planta-bactéria

Da Redação

·
Grupo da UEPG aprova pesquisa sobre bactérias na agricultura no Cnpq
Icone Camera Foto por Fábio Ansolin/UEPG
Grupo da UEPG aprova pesquisa sobre bactérias na agricultura no Cnpq
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.03.2022, 18:46:12 Editado em 17.03.2022, 18:46:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) tiveram um projeto de pesquisa aprovado na Chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na Faixa B – Grupos Consolidados, nesta semana. O projeto visa potencializar os efeitos das bactérias promotoras do crescimento de plantas na agricultura, para torná-la menos dependente de fertilizantes.

continua após publicidade

O projeto tem como foco principal potencializar os efeitos das Bactérias Promotoras do Crescimento de Plantas na agricultura através de um melhor entendimento da interação planta-bactéria e da utilização de carreadores ditos “inteligentes”, buscando aumentar a produção de alimentos, reduzir o consumo de fertilizantes e mitigar os danos ambientais.

Para isso, a equipe é multidisciplinar, envolvendo pesquisadores de diferentes expertises como bioquímica, microbiologia, química, biologia molecular, agronomia e colaboração da iniciativa privada.

continua após publicidade

“A ideia do projeto surgiu a partir de estudos que já estamos desenvolvendo no LABMOM da UEPG há alguns anos. Até o momento, esse estudo já gerou o registro de uma patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e abriu oportunidades de parcerias com a iniciativa privada através da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (AGIPI). A parceria com as empresas produtoras de inoculantes é importante para permitir o acesso do produtor a essas novas tecnologias e assim acelerar a sua utilização na agricultura”, ressalta a professora Carolina Weigert Galvão.

O projeto será desenvolvido no Laboratório de Biologia Molecular Microbiana da UEPG (LABMOM) e contará com a participação dos professores Rafael Mazer Etto e Michele Karoline Lima Tenório (ambos do DEQUIM/UEPG), além dos alunos de iniciação científica e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEPG.

O projeto ainda tem a participação de pesquisadores de outras instituições, como Ernandes Taveira Tenório Neto, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Éderson da Conceição Jesus e Marcelo Sfeir de Aguiar, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Artur Soares Pinto Junior, da Empresa Simbiose.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "UEPG recebe bolsa de pesquisa sobre bactérias na agricultura"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!