MAIS LIDAS
VER TODOS

Investimento

UEL recebe computadores do Estado e renova laboratórios de informática

Com investimentos que ultrapassam R$ 2 milhões, vindos do Fundo Paraná, da Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Da Redação

·
UEL passa a contar com 475 novos microcomputadores
Icone Camera Foto por Foto: UEL/O Perobal
UEL passa a contar com 475 novos microcomputadores
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.02.2024, 11:03:44 Editado em 23.02.2024, 11:04:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) comemora a rápida concretização de um de seus mais importantes projetos estratégicos junto ao Governo do Paraná, voltado à modernização da Rede de Laboratórios de Informática para Atividades Acadêmicas (LINFAA). Com investimentos que ultrapassam R$ 2 milhões, vindos do Fundo Paraná, da Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a UEL passa a contar com 475 novos microcomputadores.

continua após publicidade

Os equipamentos serão usados em projetos e atividades acadêmicas por cerca de 17 mil estudantes de graduação e mais de 5 mil alunos de pós-graduação, além de docentes, pesquisadores visitantes e membros da comunidade externa envolvidos.

- LEIA MAIS: Estado distribui vacinas às Regionais de Saúde e instrui aplicação

continua após publicidade

Produzidos pela fabricante chinesa Lenovo, os computadores possuem alta capacidade de processamento e armazenamento de dados, além de monitores Full HD com webcams e garantia estendida para cinco anos. As configurações foram definidas em reuniões com os coordenadores dos centros de estudos da UEL, especialmente os centros cuja natureza das atividades acadêmicas demanda uso de softwares específicos, característicos das indústrias atuais.

A chegada dos novos computadores resultará em um melhor aproveitamento dos recursos e funcionalidades das ferramentas já disponibilizadas a toda comunidade universitária, tais como a plataforma Google Workspace e o pacote Office 365.

“Recebemos a demanda dos coordenadores de colegiado de cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, dos coordenadores dos projetos de extensão também. As nossas pró-reitorias acadêmicas também recebem estas demandas e dialogam com a Proplan e criamos uma forma alternativa de conseguir recursos extraordinários para podermos dar conta disso”, afirma o pró-reitor de Planejamento (Proplan) da UEL, Sérgio Carlos de Carvalho.

continua após publicidade

Ele avalia que, embora a ampla maioria das famílias dos estudantes já possua equipamentos de informática, como celulares e tablets, boa parte destes equipamentos não são capazes de desempenhar determinadas funções necessárias ao avanço dos projetos e trabalhos acadêmicos. No caso das famílias de baixa renda, destaca, muitas vezes o uso do computador é compartilhado, o que diminui a produtividade dos estudantes.

“Estes computadores ampliam muito a capacidade dos nossos estudantes de produzir extensão, pesquisa e, também, produzir para as disciplinas do ensino. Vamos continuar como diretiva da administração colhendo estas demandas e procurando fontes extraordinárias para financiamento destas demandas, fundamentais para nós”, acrescenta.

O diretor de Planejamento e Integração Acadêmica da Proplan, Sérgio Henrique Gerelus, ressalta que os computadores já foram instalados nos 28 espaços que compõem a Rede de Laboratórios de Informática para Atividades Acadêmicas, resultando na concretização de um processo que avançou a partir da liberação dos recursos pela Seti, em setembro do ano passado.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Gerelus explica que a utilização dos laboratórios, que são de uso compartilhado entre os departamentos, ocorrerá mediante agendamento e autorização por parte das secretarias dos respectivos centros de estudos da UEL. “Da mesma forma, professores e membros da comunidade externa que estejam envolvidos em atividades como oficinas e cursos, projetos de ensino, pesquisa e extensão e que precisem utilizar os laboratórios podem entrar em contato com as secretarias dos departamentos”, orienta.

Com os novos equipamentos, a UEL também celebra os esforços empregados pelos seus servidores nos trâmites do projeto estratégico, tais como as pró-reitorias de Graduação (Prograd), Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), Planejamento (Proplan), Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI), diretores de centros de estudos e coordenadores dos colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "UEL recebe computadores do Estado e renova laboratórios de informática"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!