MAIS LIDAS
VER TODOS

INICIATIVA

UEL integra projeto contra a violência infantil

Emílio é um menino brasileiro que enfrenta situações difíceis por causa de sua vulnerabilidade social. É a história de milhares de crianças no País. A diferença é que Emílio é o personagem de um jogo, de mesmo nome, que deverá ser lançado dentro de aproxi

Da Redação

·
UEL integra projeto contra a violência infantil
Icone Camera Foto por AEN - José Fernando Ogura
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.03.2021, 13:13:27 Editado em 19.03.2021, 13:17:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Emílio é um menino brasileiro que enfrenta situações difíceis por causa de sua vulnerabilidade social. É a história de milhares de crianças no País. A diferença é que Emílio é o personagem de um jogo, de mesmo nome, que deverá ser lançado dentro de aproximadamente seis meses, justamente com este objetivo: alertar e combater a violência contra a criança.

continua após publicidade

O jogo é resultado de uma parceria entre a UEL e a Universidade de Huddersfield (Inglaterra), de onde partiu a iniciativa. A instituição europeia já tem jogos criados para o próprio Reino Unido, Jamaica, Uganda, Índia, e mostrou interesse em estender o projeto, que tem apoio da Unicef (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância) para o Brasil.

O professor Alex Eduardo Gallo, do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento/CCB, coordenador do projeto de pesquisa local que envolve a criação de Emílio, explica que o primeiro contato da Universidade de Huddersfield com a UEL foi feito com a professora Milena Kanashiro, do Centro de Tecnologia e Urbanismo, que logo procurou o curso de Psicologia, no início do ano passado.

continua após publicidade

O projeto foi montado, apresentado ao Edital da Unicef, e foi um dos 14 contemplados. Por isso, receberá do fundo US$ 750 mil para sua execução.

PARCERIA – No Brasil, a parceria inclui a participação da Promundo, uma organização não-governamental, criada em 1997, que promove a equidade de gêneros e o fim da violência. A ONG é responsável pela validação cultural do jogo, voltado para um público de 14 a 18 anos. A validação inclui, por exemplo, a adequação da linguagem.

O jogo está sendo desenvolvido pela None in Three (Ni3), um centro de pesquisa da Universidade de Huddersfield dedicado ao estudo e prevenção da violência baseado em ferramentas educativas, como jogos, em iniciativas já reconhecidamente bem sucedidas. O nome (“Nenhuma em três”) nasceu da grave estatística de que uma em cada três meninas/mulheres do mundo estão sujeitas à violência física e sexual.

continua após publicidade

A UEL testará o jogo com 320 jovens da faixa etária pré-determinada. “O projeto vai avaliar os efeitos desse jogo na promoção de empatia e comportamentos pró-sociais que sejam preventivos de abuso e exploração sexual de crianças online”, conta o professor Alex Gallo.

As informações são da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "UEL integra projeto contra a violência infantil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!