MAIS LIDAS
VER TODOS

Foz do Iguaçu

Turismo de Itaipu recebe certificação de responsabilidade sanitária

Turismo de Itaipu recebe certificação de responsabilidade sanitária e selo de ambiente protegido

Da Redação

·
Turismo de Itaipu recebe certificação de responsabilidade sanitária
Icone Camera Foto por Diário do Turismo
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.07.2020, 13:38:54 Editado em 23.07.2020, 14:13:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O turismo de Itaipu, formado e gerido pelo Complexo Turístico Itaipu, recebe nesta sexta-feira (24), às 9 horas, a certificação de responsabilidade sanitária e selo de ambiente protegido. O atrativo, que iniciou o movimento de reabertura pós-quarentena restritiva do Estado, será o primeiro a receber a certificação. A entrega será feita no Centro de Recepção do Visitante (CRV) de forma ordenada, para evitar aglomeração.

continua após publicidade

Participam da entrega o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, o diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Garrido e o secretário municipal de Turismo, Gilmar Piolla. Acompanham a chefe de Turismo e de Comunicação da Itaipu, Patrícia Iunovich, o presidente do Comtur, Paulo Angeli e representante do Sebrae, Luiz Padilha.

Sobre a certificação

continua após publicidade

A certificação, criada por decreto municipal, atesta os atrativos turísticos, meios de hospedagem, restaurantes e demais estabelecimentos que cumprem os protocolos de segurança sanitária no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

A certificação é concedida pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégica, Sebrae-PR e Conselho Municipal de Turismo (Comtur), após a verificação se os estabelecimentos estão cumprindo as medidas.

Para reabrir o atendimento aos visitantes, os atrativos turísticos, como foi o caso do Turismo Itaipu, assinam um Termo de Responsabilidade Sanitária, no qual se comprometem a adotar todos os protocolos específicos recomendados para o setor, além das responsabilidades empresariais.

continua após publicidade

São mais de 30 exigências. As principais são:

1) montar barreira sanitária, com tapete sanitizante, medição de temperatura e aplicação de questionário sobre sintomas respiratórios;

2) Exigir o uso obrigatório de máscaras descartáveis ou de pano para todos os colaboradores e visitantes;

continua após publicidade

3) Disponibilizar pontos de álcool gel 70 em locais estratégicos para higienização das mãos;

4) Manter o distanciamento mínimo de 2 metros em filas de check-in ou embarque, e também a demarcação do piso;

continua após publicidade

5) Priorizar o check-in eletrônico na venda dos ingressos;

6) Limpeza e desinfecção dos veículos ao final de cada viagem;

7) fornecer uniforme, máscaras e equipamentos de proteção individual adequados aos colaboradores;

continua após publicidade

8) realizar busca ativa diária de pessoas (colaboradores e clientes) com sintomas compatíveis com a Covid-19.

Os protocolos de segurança sanitária foram instituídos originalmente pelo Decreto Municipal n° 28.114, de 8 de maio, para orientar a retomada das atividades do turismo.

Foz do Iguaçu foi um dos primeiros destinos do Brasil a adotar as medidas e a experiência acabou servindo de modelo para outras cidades. Nesta semana, foi editado o Decreto n° 28.337, que atualiza e consolida a legislação sobre o tema, incluindo a previsão de retorno dos eventos sociais e turísticos a partir do dia 1° de outubro.

continua após publicidade

Reabertura

O Complexo Turístico Itaipu reabriu as atividades no dia 22 de julho. Com o reforço das medidas sanitárias para resguardar os trabalhadores e atender ao visitante de forma segura, a operação retornou de maneira limitada.

continua após publicidade

Na chegada ao CRV, os visitantes são recepcionados na barreira sanitária montada no local para higienizar os pés e as mãos, além de terem a temperatura aferida. O uso de máscaras de proteção facial é obrigatório.

Neste primeiro momento, foi reaberta apenas a Visita Panorâmica, que possibilita aos turistas uma visão privilegiada da usina. O passeio ocorre de hora em hora, das 9h às 16h. No primeiro dia de reabertura o CTI recebeu 74 visitantes de 10 estados brasileiros.

Turismo de Itaipu

Desde 1976, quando foi aberta para visitação, a Itaipu já recebeu 24 milhões de turistas. Em 2019, Itaipu fechou o ano com 1.028.225 visitantes, estabelecendo um novo recorde de visitação anual, considerando os números das duas margens.

Com as campanhas e melhorias planejadas para o turismo, espera-se superar a marca de 2 milhões de visitantes em um único ano até 2023.

Itaipu também montou um cronograma de revitalização para todos os atrativos do complexo turístico, que será implementado a partir desse ano. A primeira fase das obras no Mirante do Vertedouro já foi finalizada. Também serão realizadas melhorias no Centro de Recepção de Visitantes, Mirante Central e Ecomuseu.

Complexo Turístico Itaipu

Desde o início de sua operação em 2007, o CTI já atendeu mais de 6.236.00 de turistas, e oferece aos visitantes cinco atrativos: Itaipu Panorâmica, Itaipu Especial, Ecomuseu, Refúgio Biológico Bela Vista e Itaipu Iluminada.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,7 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Turismo de Itaipu recebe certificação de responsabilidade sanitária"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!