MAIS LIDAS
VER TODOS

Epidemia

Toledo declara situação de emergência por conta da dengue

Segundo boletim divulgado nesta sexta (16), cidade atingiu 601 casos de dengue e registrou o primeiro óbito pela doença; decreto valerá por 90 dias

Da Redação

·
Decreto foi publicado pela prefeitura da cidade nesta sexta-feira (16)
Icone Camera Foto por Reprodução/Prefeitura de Toledo
Decreto foi publicado pela prefeitura da cidade nesta sexta-feira (16)
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2024, 19:44:09 Editado em 17.02.2024, 19:44:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Toledo, no oeste do Paraná, publicou, no fim da tarde desta sexta-feira (16), o Decreto Nº 1.073/2024, declarando situação de emergência por conta da dengue. Conforme o boletim epidemiológico divulgado no mesmo dia, o município atingiu 601 casos confirmados, configurando perigo à saúde pública. O decreto valerá por 90 dias, mas poderá cessar antes de tal período, caso o índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti seja menor do que 1%.

continua após publicidade

LEIA MAIS - Rally Transparaná 2024 encerra com chegada emocionante em Guaratuba

A medida é necessária para a adoção das ações preconizadas pelo Ministério da Saúde, pela Fundação Nacional de Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde, assim como no Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue, conforme Lei “R” nº 165/2009 e suas alterações, para eliminação dos vetores transmissores do vírus da dengue, da chikungunya, do zika vírus e da febre amarela e para o controle das doenças por eles causadas.

continua após publicidade

Além de ações já colocadas em prática pelo Secretaria de Saúde, o decreto autoriza requisitar pessoal, veículos e equipamentos dos demais órgãos da administração, bem como facilita a compras de medicamentos e insumos de forma emergencial, além de contratação de pessoal e organização de escalas extraordinárias.

Óbito - Ainda na sexta-feira (16), por volta das 18h, a Secretaria de Saúde teve a confirmação do primeiro óbito por dengue no atual ano epidemiológico. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 62 anos, com início dos sintomas em 01/02, com atendimento ambulatorial. No dia 06/02 foi admitido no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital). No dia seguinte foi transferido para a rede hospitalar vindo a óbito no dia 09/02.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Toledo declara situação de emergência por conta da dengue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!