MAIS LIDAS
VER TODOS

Energia

Termoelétrica do Paraná exporta energia para a Argentina

Termoelétrica do Paraná exporta energia para a Argentina

Da Redação

·
Termoelétrica do Paraná exporta energia para a Argentina
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.07.2020, 15:55:18 Editado em 29.07.2020, 15:55:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Usina Elétrica a Gás de Araucária - UEGA, sociedade entre a Copel e Petrobrás, iniciou segunda-feira (27) o despacho de energia da sua planta termelétrica, com o objetivo de exportação para a Argentina. Através do contrato de compra e venda de energia elétrica para exportação firmado com a comercializadora de energia Tradener, a UEGA exportará energia até final de julho, e continuará a realizar ofertas semanais frente a necessidade da demanda argentina.

continua após publicidade

Em decorrência do rigoroso inverno argentino, o consumo de energia tem sido elevado pela necessidade de aquecimento das residências e locais de trabalho, fazendo com que os argentinos prefiram importar energia do Brasil ao ligar térmicas mais caras existentes no país.

DIRETRIZES - A operação de exportação só foi possível em razão das diretrizes estabelecidas pelo Ministério de Minas e Energia por meio Portaria 418/2019, alterada pela Portaria 87/2020.

continua após publicidade

As portarias são referentes à exportação de energia elétrica interruptível Sem Devolução, destinada à Argentina e ao Uruguai, proveniente de usinas termoelétricas em operação comercial despachadas centralizadamente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), disponíveis para atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e não despachadas por ordem de mérito nem por garantia de suprimento energético.

A Portaria estabelece, ainda, que a responsabilidade pela exportação de energia elétrica perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE, será de agentes comercializadores autorizados nos termos da Portaria MME nº 596, de 19 de outubro de 2011. Esse contexto permitiu a autorização de exportadora de energia elétrica interruptível para a Argentina e Uruguai à Tradener, que foi contratada pela Cammesa, empresa argentina, para ser a Comercializadora/Exportadora encarregada do respectivo intercâmbio até 31 de dezembro de 2022.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Termoelétrica do Paraná exporta energia para a Argentina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!