MAIS LIDAS
VER TODOS

Ciência e tecnologia

Tecpar inicia estruturação de laboratório para pesquisas e análises

O instituto tem como objetivo, até 2026, ampliar o portfólio de serviços com ensaios laboratoriais inéditos na área da saúde e do meio ambiente

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.03.2024, 11:06:09 Editado em 13.03.2024, 11:06:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está em processo de estruturação de um novo laboratório, voltado à pesquisa de biogás e biometano. Para isso, adquiriu um equipamento que realiza análises automáticas do potencial de cada insumo na geração de energia renovável.

continua após publicidade

Nesta primeira etapa, a intenção é validar metodologias com testes no aparelho, que irá realizar análise do potencial de geração de metano de biomassas diversas destinadas à produção de biogás por meio do processo de digestão anaeróbia, explica o coordenador do projeto Bill Costa, químico, com mestrado e doutorado em engenharia de materiais.

"Após a aquisição do equipamento e sua montagem em laboratório, iniciamos alguns testes experimentais com resíduos de alimentos para melhor conhecimento da operacionalização do instrumento e de manipulação das amostras de biomassa. Essas atividades têm por objetivo a elaboração de um procedimento operacional padrão e posteriormente a validação da metodologia", destaca.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Proibição da pesca do caranguejo-uçá começa nesta sexta (15) no Paraná

A biomassa é toda a matéria orgânica vegetal ou animal usada como fonte de energia limpa, como no caso o biogás e o biometano, biocombustíveis produzidos a partir desses materiais orgânicos. Já a digestão anaeróbia é um processo de degradação da matéria orgânica por microrganismos para a produção de energia.

A intenção do Tecpar é, após operacionalização do laboratório – o que deve acontecer até o fim do ano –, realizar pesquisa aplicada, ou seja, atuar junto a indústrias e outros interessados que busquem a produção de biogás a partir da biomassa, com a oferta de novas soluções tecnológicas.

continua após publicidade

"Como instituto de ciência e tecnologia, o Tecpar busca resolver problemas dos mais variados segmentos da sociedade. Com o novo laboratório, poderemos apoiar indústrias que queiram gerar sua própria energia com as soluções laboratoriais e com nossa equipe especializada", salienta o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

PLANO DE GOVERNO

A implantação do Laboratório de Pesquisa de Biogás e Biometano no Tecpar está em linha com as metas definidas pelo Governo do Estado ao instituto. O Tecpar tem como objetivo, até 2026, ampliar o portfólio de serviços com ensaios laboratoriais inéditos na área da saúde e do meio ambiente. Com isso, o instituto ofertará novos serviços e agregará valor às soluções disponibilizadas à sociedade.

META DE BIOMETANO

O Governo do Paraná assinou neste ano um pacto com outras entidades federais e municipais, além do setor privado, para ampliar a implantação do biogás e biometano no meio rural. O documento foi assinado durante o Show Rural Coopavel 2024 e estabelece como principal estratégia o fortalecimento do Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR). O documento também prevê um uso mais extenso do biometano para substituir, com menos impacto ambiental, os combustíveis automotivos tradicionais e também a lenha e o GLP.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Tecpar inicia estruturação de laboratório para pesquisas e análises"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!