MAIS LIDAS
VER TODOS

Ciência e tecnologia

Tecpar detalha uso de BI para monitorar qualidade da merenda escolar

Tecpar é o responsável por realizar análises laboratoriais que asseguram a qualidade dos alimentos das refeições escolares

Da Redação

·
Uso de tecnologia e da ciência de dados é uma ferramenta eficaz e altamente produtiva
Icone Camera Foto por Hedeson Alves/TECPAR
Uso de tecnologia e da ciência de dados é uma ferramenta eficaz e altamente produtiva
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.03.2024, 13:43:04 Editado em 22.03.2024, 13:43:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Daniele Adão, fez uma palestra nesta sexta-feira (22), no Smart City Expo Curitiba, sobre o uso de ferramentas de Business Inteligence (BI) para monitorar a segurança alimentar e nutricional da alimentação escolar.

continua após publicidade

No Paraná, o Tecpar é o responsável por realizar análises laboratoriais que asseguram a qualidade dos alimentos que compõem as refeições servidas diariamente para cerca de 1 milhão de alunos em 2,1 mil estabelecimentos da rede estadual de ensino. Há 12 anos, o Tecpar e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) mantêm parceria para proteger a saúde dos alunos e a qualidade da merenda escolar. Em 2023, o laboratório analisou 272 itens.

Bacharel em Química e mestre em Química dos Recursos Naturais, Daniele gerencia os laboratórios que fazem a avaliação da conformidade destes produtos. Ela explicou que a segurança alimentar e nutricional consiste no acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Universidades paranaenses oferecem 73 vagas para professores

Segundo ela, para isso, é necessária a articulação entre diversos setores e políticas públicas, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

Nesse contexto, o uso de tecnologia e da ciência de dados é uma ferramenta eficaz e altamente produtiva. “O uso de ferramentas de Business Intelligence permite o acesso mais ágil às informações essenciais para a tomada de decisões assertiva. Através de um projeto de BI pode-se, por exemplo, monitorar a qualidade dos alimentos e o desempenho dos fornecedores ao longo do tempo”, afirmou.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES

Devido à importância em termos de saúde coletiva, o Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destaca a preocupação com a oferta de alimentos seguros. Para tanto, uma série de ensaios laboratoriais são realizados nos alimentos para avaliar as condições nutricionais a presença de eventuais contaminantes

continua após publicidade

Também são exigidos o atendimento dos requisitos normativos quanto à rotulagem nutricional e à avaliação das embalagens e outros materiais que entram em contato com os alimentos. O cruzamento de todas estas informações gera um grande volume de dados, que podem ser mais facilmente analisados com as ferramentas de BI. “O BI, de forma precisa, contribui para uma gestão mais eficiente e inovadora, auxiliando o laboratório na tomada de decisões”, disse a especialista do Tecpar.

Com base em dados históricos, os relatórios de BI ajudam a encontrar tendências, padrões e anomalias. “Eles também permitem monitorar os fornecedores em relação aos padrões, metas e itens analisados. Isso facilita a identificação de problemas e oportunidades de melhoria”, afirmou.

PARANÁ

A palestra fez parte de uma série de 20 painéis apresentados no Smart Paraná, no estande do Governo do Estado no evento. No espaço, que também contou com um estúdio para transmissão de podcasts diários, os visitantes conheceram os projetos e investimentos estaduais para promover a tecnologia e a inovação. O Tecpar participa do evento vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Tecpar detalha uso de BI para monitorar qualidade da merenda escolar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!