MAIS LIDAS
VER TODOS

EDUCAÇÃO

Tecnologias da Celepar facilitam aprendizado nas escolas do Paraná

Entre elas, o RCO, a chamada inteligente, e muito mais

Da Redação

·
Cerca de 1 milhão de alunos retornam nesta quarta-feira (05) às escolas da rede estadual de ensino do Paraná.
Icone Camera Foto por Foto: Lucas Fermin/SEED
Cerca de 1 milhão de alunos retornam nesta quarta-feira (05) às escolas da rede estadual de ensino do Paraná.
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.02.2025, 13:54:37 Editado em 05.02.2025, 13:56:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Cerca de 1 milhão de alunos retornam nesta quarta-feira (05) às escolas da rede estadual de ensino do Paraná. Profissionais da educação, estudantes, pais e responsáveis contam a tecnologia para facilitar desde o aprendizado até questões administrativas, com soluções desenvolvidas pela Celepar.

Entre elas, a Chamada Inteligente, lançada em 2023 e que hoje está presente em cerca de 1,6 mil unidades do Estado. Trata-se de uma solução de reconhecimento facial que agiliza o processo de chamadas nas salas de aula. Basta que o professor tire de uma a quatro fotos da turma para que o sistema reconheça os estudantes nas imagens e conceda a presença automaticamente. Tudo é feito por meio do aplicativo Escola Paraná Professores ou pelo Registro de Classe Online (acessado em um navegador de internet).

continua após publicidade

“Essa ferramenta não apenas facilita o dia a dia nas escolas, mas também contribui para a melhoria contínua da qualidade do ensino, permitindo que os educadores dediquem mais tempo ao ensino e desenvolvimento dos nossos estudantes”, afirma Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar.

As fotos do cadastro biométrico e do registro da frequência não ficam armazenadas no dispositivo. As imagens são enviadas ao servidor da Celepar e criptografadas, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

EJA – Dentre os estudantes que retomam as atividades nesta quarta, estão os mais de 35 mil alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Parte deles tem acesso a outra novidade tecnológica: o Aprendiz Inteligente. Desde o segundo semestre de 2024, ele está em fase de testes em dez Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA).

continua após publicidade

A ferramenta utiliza Inteligência Artificial generativa e preditiva para duas finalidades: auxiliar estudantes, criando questões e experiências personalizadas de aprendizagem, e apoiar as instituições de ensino e docentes, provendo diagnósticos da performance acadêmica de seus alunos.

A plataforma pode ser alimentada com videoaulas e materiais didáticos digitais relativos a diferentes disciplinas e séries. A partir desse conteúdo, a IA cria questões para os estudantes, analisa seu desempenho e recomenda materiais de reforço específicos às suas necessidades.

Além disso, os professores e as instituições de ensino poderão identificar quais conteúdos foram melhor compreendidos e quais precisam ser reforçados em cada turma, além de obter indicadores de como será o desempenho de cada aluno, turma, série, escola ou município no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

continua após publicidade

A Secretaria de Educação estuda expandir o Aprendiz Inteligente para outras modalidades do ensino básico, além da EJA.

Rosangela Valente, 54, diretora do CEEBJA Paulo Freire, que participou da fase de testes da plataforma, avalia de forma positiva o uso da solução. “Procuramos fazer uso de todos os aplicativos e sistemas disponibilizados pelo Estado que possam ajudar no ensino, e vejo no Aprendiz Inteligente muito potencial de auxílio aos nossos alunos e educadores”, diz.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Veja as vagas de emprego disponíveis em Apucarana nesta quarta (05)

Conheças outras soluções da Celepar voltadas à Educação:

continua após publicidade

ESCOLA PARANÁ – O aplicativo de 2017 foi criado para que pais e responsáveis possam acompanhar a vida escolar dos estudantes. Nele, é possível verificar, por exemplo, a frequência do aluno, notas, a grade horária das aulas, a tela de avisos, a agenda com datas de avaliações e entrega de trabalhos e os conteúdos passados em sala.

O acesso é feito pelo @escola – login que os estudantes utilizam para acessar demais plataformas educacionais em uso. O aplicativo está disponível na Google Play (Android) e na App Store (iOS).

RCO – Utilizado por mais de 7 mil escolas, entre estaduais, municipais e particulares em todo o Estado, o RCO é uma plataforma que permite o registro de frequência e de notas dos estudantes. A solução substitui o famoso “livro de chamadas”, que o professor utilizava para registrar a presença do aluno. A ferramenta também conta com 2 mil aulas editáveis para os professores utilizarem o conteúdo da forma que preferirem.

MATRÍCULAS – O sistema Área do Aluno possui um conjunto de funcionalidades que permite que os pais ou responsáveis possam escolher a a escola de interesse e efetivar a matrícula, rematrícula ou transferência de estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de maneira digital, sem a necessidade de ir até a escola.

No início deste ano letivo, cerca de 1 milhão de matrículas da rede estadual de ensino foram feitas de forma online, através deste sistema.

Para isso, é necessário acessar o site www.areadoaluno.seed.pr.gov.bre informar o CPF e número de celular. Em seguida, um código de validação será enviado por SMS. Uma vez com acesso à Área do Aluno, basta clicar em "Matrícula Online", no menu lateral da página, para dar continuidade ao processo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Tecnologias da Celepar facilitam aprendizado nas escolas do Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!