MAIS LIDAS
VER TODOS

PARANÁ

Tecnologia 5G vai revolucionar agronegócio, diz Governador

O governador ainda lembrou que o Paraná é entusiasta da inovação tecnológica

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.08.2021, 21:36:27 Editado em 12.08.2021, 21:36:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta quinta-feira (12), em Londrina, no Norte do Estado, o governador Carlos Massa Ratinho Junior participou da apresentação de soluções tecnológicas para o agronegócio que se beneficiarão do 5G.

continua após publicidade

A iniciativa faz parte da série de projetos-piloto de conectividade promovida pelo Ministério das Comunicações (Mcom).

Segundo Ratinho Junior, esta é mais uma demonstração de que o agronegócio está cada vez mais integrado à alta tecnologia. “A agricultura saiu da enxada para a tela dos smartphones. O 5G é uma grande transformação, uma verdadeira revolução tecnológica. Para o agronegócio, especificamente, o 5G vai ajudar a elevar a agricultura de precisão que o Paraná já faz, consolidando cada vez mais o Estado como um dos maiores produtores de alimentos do mundo”, afirmou.

continua após publicidade

O governador ainda lembrou que o Paraná é entusiasta da inovação tecnológica, principalmente na aplicação dela para tornar o trabalho do campo mais eficiente, rentável, sustentável e dinâmico.

“O 5G vem na esteira de outras grandes ações que impactam positivamente nosso agronegócio, como a certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação. Um dos próximos objetivos é fazer com que o Paraná passe de um grande produtor para também um grande beneficiador do que é produzido, industrializando o que sai do campo e vendendo para o mundo”, explicou Ratinho Junior.

Segundo o ministro Fábio Faria, um dos papéis do poder público é exatamente induzir o desenvolvimento e promover a evolução do setor produtivo. “O agronegócio é o motor da economia brasileira, foi ainda mais essencial durante a pandemia, e com o 5G podemos ter avanço de até 20% no PIB do agro ao ano”, disse.

continua após publicidade

“Viajamos ao Exterior para conhecer a experiência de outros países na aplicação dessa tecnologia, e temos certeza que a implementação do 5G por aqui vai fazer do Brasil uma potência em diversos setores”, acrescentou.

O ministro ainda afirmou que o Tribunal de Contas da União (TCU) vai votar ainda em agosto o edital do leilão do 5G. Segundo ele, a expectativa é de que até a metade de 2022 todas as capitais do Brasil já tenham essa tecnologia à disposição.

A ministra Tereza Cristina destacou a força do agronegócio brasileiro e demonstrou otimismo com a integração cada vez mais intensa da tecnologia no campo. “O agricultor vai estar conectado e recebendo as tecnologias mais avançadas no Brasil. Teremos uma atenção grande com os pequenos agricultores, prestanto assistência técnica e democratizando o acesso à tecnologia, para que todos possam ampliar sua capacidade de geração de renda”, afirmou.

continua após publicidade

Londrina é a primeira cidade do Sul do Brasil a receber as antenas do 5G. O prefeito Marcelo Belinati disse que a cidade se orgulha de poder receber esse projeto-piloto. “O 5G vai transformar a evolução tecnológica, trazer desenvolvimento para a indústria, agronegócio, educação, saúde e qualidade de vida”, salientou. Além de Londrina, Rondonópolis (MT) e Sorocaba (SP) também receberam antenas dentro dessa iniciativa do Ministério das Comunicações.

Durante a atividade, os participantes puderam conhecer soluções em desenvolvimento e iniciativas já disponíveis, impactadas positivamente pela qualidade da conexão 5G no campo. Em uma das demonstrações, um médico veterinário realizou uma consulta digitalizada, utilizando um óculos de realidade virtual e conversando, em tempo real, com dois profissionais que estavam em Curitiba para pedir auxílio no atendimento.

continua após publicidade

Também foi feita uma demonstração da utilização de drones com câmeras de alta resolução para realizar o monitoramento da lavoura de soja, com velocidade e capacidade de transmissão de dados maior por meio da tecnologia 5G.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, esse aumento na precisão é fundamental para a evolução do trabalho no campo.

“O 5G nos permite o ultra refinamento da agricultura de precisão. Isso poupa recursos, permite fazer mais com menos, até mesmo tratar planta por planta quando for necessário”, explicou. “Mesmo o esforço físico, o trabalho penoso, será reduzido, melhorando a qualidade de vida de quem trabalha no campo e também de quem consome essa produção. O futuro está chegando, e que bom que está chegando”.

EMBRAPA – A atividade foi realizada na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, e incluiu um circuito em estações para a apresentação de diversas aplicações do 5G no campo, como em máquinas autônomas, segurança patrimonial e monitoramento de pragas da soja, entre outros. Os pilotos envolvem regiões urbanas específicas e áreas rurais que, normalmente, têm conectividade limitada.

No agronegócio, os testes são realizados com a colaboração do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além de Sercomtel, Nokia e Embrapa Soja, participaram das demonstrações o Senai, Klabin, Cocamar, Cooperativa Integrada, Masterseg e as startups Doroth, Agribela, Alvaz, Trace Pack e E-Aware Technologies.

Acompanharam o evento os secretários de Estado da Comunicação Social e Cultura, João Debiasi, e do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega; o diretor-presidente da Cohapar, Jorge Lange; o superintendente geral de Inovação do Paraná, Marcelo Rangel; o presidente da Embrapa, Celso Moretti; o CEO da Nokia no Brasil, Ailton Santos; o presidente da Sercomtel, Márcio Tiago Arruda; o presidente do Conselho Administrativo da Companhia, Helio Costa; a senadora Soraia Tronic; os deputados federais Sérgio Souza, Evair de Mello, Luiza Canziani, Pedro Lupion, Filipe Barros, coronel Armando, Felício Laterça e Margareth Coelho; e os deputados estaduais Cobra Repórter, Tiago Amaral, Alexandre Curi e Ricardo Arruda.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Tecnologia 5G vai revolucionar agronegócio, diz Governador"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!