MAIS LIDAS
VER TODOS

FIM DO PEDÁGIO

TCE-PR manifesta preocupação com o abandono das estradas

Recente acidente com motorista de caminhão, que morreu ao bater numa praça de pedágio desativada, provocou manifestações dos conselheiros durante sessão do tribunal

Da Redação

·
Acidente de caminhão em São Luiz do Purunã, no início do mês de março
Icone Camera Foto por PRF ARQUIVO
Acidente de caminhão em São Luiz do Purunã, no início do mês de março
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.04.2022, 12:25:23 Editado em 14.04.2022, 12:25:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O acidente que matou um motorista de caminhão nesta semana, na praça de pedágio desativada em São Luiz do Purunã, motivou um debate sobre o abandono das estradas do Anel de Integração entre os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O assunto foi um dos destaques da sessão desta quarta-feira (13) do Tribunal Pleno. As manifestações demonstram a preocupação com as condições das estradas antes pedagiadas no estado.

continua após publicidade

O assunto foi levantado pelo presidente do TCE/PR, conselheiro Fabio Camargo, a partir da notícia da morte do motorista de caminhão que bateu na estrutura onde era cobrado anteriormente o pedágio, em São Luiz do Purunã. A estrutura não possui iluminação e o acidente aconteceu à noite.

Camargo lembrou que, antes do encerramento dos contratos do pedágio, já alertava para o que seria "uma tragédia anunciada": o fato de várias providências não terem sido tomadas pelos órgãos oficiais antes do fim da cobrança do pedágio. Disse que no mesmo local já ocorreram diversos acidentes por falta de iluminação e sinalização.

continua após publicidade

INVESTIGAÇÃO

Na sessão, em que foi aprovado um processo de Homologação de Recomendações aos órgãos envolvidos com a questão das estradas, o conselheiro relator, Fernando Guimarães, afirmou ter pedido uma investigação à sua Inspetoria de Controle Externo sobre o ocorrido, embora ressalvando que as instalações das praças de pedágio seriam patrimônio do governo federal, a quem caberia removê-las.

continua após publicidade

Mesmo assim, Guimarães criticou a demora nas providências que antecederam o fim do pedágio, a falta de guinchos e a demora do governo federal em promover o processo licitatório das novas concessionárias.

Também o conselheiro Durval Amaral criticou o estado de abandono, especialmente da Rodovia do Café, estrada que percorre semanalmente e onde todas as cinco antigas praças de pedágio estão abandonadas, totalmente no escuro, ao mesmo tempo em que a pista está esburacada, sem manutenção.

Se associou ainda aos conselheiros a procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC-PR), Valéria Borba, que lamentou "não apenas esta, mas todas as mortes já registradas". Ela lembrou que obras previstas em contratos, como duplicações, não foram concluídas, embora toda a cobrança da sociedade.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "TCE-PR manifesta preocupação com o abandono das estradas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!