MAIS LIDAS
VER TODOS

Justiça

TCE-PR cria robô para analisar pedidos de aposentadorias e pensões

Com o objetivo de tornar mais ágil o processo de exame e registro dos Requerimentos de Análise Técnica (RATs) de aposentadorias e pensões concedidas por seus jurisdicionados, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) criou um robô para realizar a

Da Redação

·
TCE-PR cria robô para analisar pedidos de aposentadorias e pensões
Icone Camera Foto por TCE-PR
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.10.2020, 16:52:55 Editado em 02.10.2020, 16:52:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com o objetivo de tornar mais ágil o processo de exame e registro dos Requerimentos de Análise Técnica (RATs) de aposentadorias e pensões concedidas por seus jurisdicionados, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) criou um robô para realizar a vistoria inicial dos documentos de forma totalmente automatizada.

continua após publicidade

A ferramenta, concebida e desenvolvida, em sua maior parte, por servidoras do órgão de controle, foi batizada com o nome feminino "Ada", que, além de corresponder à sigla para o termo técnico "Analisadora e Diligenciadora Automática", faz referência à matemática britânica Ada Lovelace (1815-1852), responsável por escrever o primeiro algoritmo do mundo.

Automatização

continua após publicidade

Caso "Ada" identifique alguma irregularidade no RAT, ela envia, por meio do Sistema Gerenciador de Acompanhamento (SGA) do Tribunal, um Apontamento Preliminar de Acompanhamento (APA) à entidade responsável pelo documento, a fim de noticiar a ocorrência.

Do contrário, o requerimento é encaminhado automaticamente para compor lista de homologação de benefícios, a qual, após ser assinada pelo presidente da Corte, possibilita o registro do ato. Um guia de orientações aos jurisdicionados sobre a sistemática relacionada aos RATs pode ser encontrado no site do TCE-PR.

Em 2020, já foram realizadas 12.415 análises por meio do novo sistema. Dessas, 10.760 resultaram em aposentadorias e pensões aprovadas e encaminhadas para registro. Por sua vez, foram detectadas impropriedades em 1.655 processos. As diligências feitas junto às entidades responsáveis nesses casos estão sendo efetuadas aos poucos, a fim de evitar uma sobrecarga nos órgãos jurisdicionados.

continua após publicidade

Segurança

Para conferir segurança às análises, são adotadas medidas paralelas, como a validação prévia de cargos e verbas cadastrados pelo jurisdicionado no Sistema Integrado de Atos de Pessoal (Siap) do TCE-PR. Assim, apenas RATs cujos cargos e verbas tenham sido analisados anteriormente de forma manual podem ser submetidos ao exame automatizado.

Por outro lado, um determinado percentual dos requerimentos enviados individualmente por entidade é separado para ser vistoriado por um servidor da Corte. Assim, com essa amostra de segurança, a qualidade das análises realizadas por "Ada" fica garantida.

continua após publicidade

Vantagens

A robô Ada é fruto de um projeto iniciado ainda em 2016 por uma equipe multidisciplinar composta por servidores da Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF), Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (CAGE) e Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do TCE-PR.

continua após publicidade

Para a analista de controle Suzana Aparecida de Oliveira, da CAGE, essa nova forma de analisar as concessões de aposentadorias e pensões demonstra o papel de vanguarda desempenhado pelo Tribunal na adoção de soluções inovadoras para proporcionar a prestação de serviços públicos de qualidade.

"Além de tornar o trabalho mais rápido, o uso da ?Ada' trará menor risco de divergências na conclusão sobre a legalidade desses atos de pessoal, contribuindo ainda na redução dos custos gerados com a alocação de servidores para desempenhar tarefas relativas à emissão de documentos, publicação de despachos e controle de prazos", explica ela.

Oportunidade de correção

Instituído pela Instrução Normativa nº 122/2016, o APA é uma oportunidade concedida pelo TCE-PR aos gestores para corrigir falhas verificadas pelo órgão na fiscalização preventiva, sem que seja necessária a abertura de processo administrativo, cujo trâmite é mais demorado e custoso.

Quando os administradores não corrigem as falhas apontadas, ficam sujeitos a Tomada de Contas Extraordinária. Nesse caso, a Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005) prevê a aplicação de multas administrativas, fixas e proporcionais ao valor do dano ao patrimônio público, devolução dos recursos e outras sanções.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "TCE-PR cria robô para analisar pedidos de aposentadorias e pensões"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!