MAIS LIDAS
VER TODOS

Sarandi

Suspeita de Césio-137 em escola do PR mobiliza Polícia Militar

Funcionários da escola localizaram um pote em um laboratório desativado, com uma etiqueta que indicava conter o material radioativo

Da Redação

·
Caso foi registrado no Colégio Estadual do Jardim Independência, em Sarandi
Icone Camera Foto por Plantão Maringá
Caso foi registrado no Colégio Estadual do Jardim Independência, em Sarandi
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.10.2024, 12:32:28 Editado em 03.10.2024, 12:32:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A suspeita da presença de césio-137, um isótopo radioativo, mobilizou diversas equipes da Polícia Militar na noite desta quarta-feira (02) no Colégio Estadual do Jardim Independência, em Sarandi (PR). Segundo informações da PM, funcionários da escola localizaram um pote em um laboratório desativado, com uma etiqueta que indicava conter o material radioativo.

continua após publicidade

📰 LEIA MAIS: Polícia Militar alerta para ação de golpistas no comércio de Apucarana

A área foi isolada e a polícia acionou dois professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialistas na área. Os professores, equipados com aparelhos de medição de radiação, realizaram uma inspeção no local. Após os testes, descartaram a hipótese de que o frasco continha césio-137. Apesar da falsa suspeita, o pote foi recolhido e enviado para o laboratório da UEM, onde será descartado de forma segura.

continua após publicidade

O maior acidente com césio-137 no Brasil

O maior acidente com césio-137, ocorreu em Goiânia, em 1987. O incidente começou quando catadores de sucata encontraram um aparelho de radioterapia abandonado em uma clínica desativada. Sem saber do risco, eles desmontaram o equipamento, liberando o pó radioativo no ambiente.

O césio-137 é um material extremamente perigoso. Ao ser liberado, ele contaminou várias pessoas diretamente envolvidas, assim como o ambiente ao redor. Cerca de 249 pessoas foram diagnosticadas com contaminação por radiação, e quatro delas morreram em decorrência direta da exposição. A tragédia gerou uma grande mobilização para descontaminar a área e tratar as vítimas, além de uma reflexão sobre os cuidados com materiais radioativos.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Suspeita de Césio-137 em escola do PR mobiliza Polícia Militar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!