MAIS LIDAS
VER TODOS

MANOEL RIBAS

Surto de covid atinge quase 150 indígenas em aldeia no PR

Indígenas infectados nos últimos 23 dias correspondem a mais da metade dos casos registrados no município

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.10.2020, 16:33:01 Editado em 22.10.2020, 16:35:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Saúde de Manoel Ribas, região Central do Paraná, confirmou nesta quinta-feira 22 novos casos de coronavírus, todos diagnosticados em pacientes indígenas da reserva kaingang Ivaí, que enfrenta um surto da doença. Segundo o setor de Epidemiologia do município, em 23 dias, 143 indígenas foram infectados. Outros cinquenta pacientes suspeitos aguardam resultados de exames. Quatro moradores da aldeia estão internados no hospital de referência do município vizinho de Ivaiporã, incluindo um idoso de 84 anos em estado grave na UTI.

continua após publicidade

Os indígenas já representam mais da metade do total de diagnósticos confirmados de todo município, que tem 13,5 mil habitantes e soma 262 casos desde o início da pandemia, em março. Segundo o enfermeiro responsável pelo setor de Epidemiologia do município, Claudinei Batista de Jesus, a evolução da pandemia na aldeia está sendo acompanhada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão vinculado ao Ministério da Saúde com apoio da prefeitura. “A situação é muito preocupante e o surto está longe de ser contido”, comenta.

Cerca de 1,8 mil pessoas moram na reserva, localizada a cerca de 5 km da sede do município. Os servidores da prefeitura estão prestando apoio na coleta de material de exames, além de ações de orientação junto aos indígenas e distribuição de EPIs.

continua após publicidade
 Reunião entre lideranças indígenas, saúde de Manoel Ribas e representantes do Sesai
Foto por Reprodução
Reunião entre lideranças indígenas, saúde de Manoel Ribas e representantes do Sesai

Claudinei destaca que o modo como os indígenas vivem os tornam mais vulneráveis ao contágio. “Apesar da área da reserva ser relativamente grande, por uma questão cultural, as casas são todas muitas próximas e várias famílias compartilham o mesmo imóvel. Eles estão totalmente vulneráveis”, comenta.

C0m a aproximação do final do ano, quando os indígenas tradicionalmente saem das aldeias para circular em outros municípios para venda de artesanato, a preocupação da saúde é que esses pacientes não possam mais ser monitorados. “O ideal seria fechar as entradas e saídas da aldeia até o surto passar, mas não temos autoridade junto às terras indígenas”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Surto de covid atinge quase 150 indígenas em aldeia no PR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!