MAIS LIDAS
VER TODOS

Indústria

Sondagem industrial aponta otimismo em 46% dos empresários do Paraná

Pesquisa divulgada pela Fiep mostrou que 41% dos empresários estão otimistas e, 5% muito otimistas com relação ao desempenho da indústria em 2024

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.02.2024, 11:32:30 Editado em 20.02.2024, 12:22:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cerca de 41% dos empresários do Paraná estão otimistas, enquanto 5% muito otimistas, com relação ao desempenho da indústria para o ano de 2024. É o que aponta a 28º Sondagem Industrial, divulgada nesta terça-feira (19) pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

continua após publicidade

LEIA MAIS - Presidente da Fiep analisa vantagens do Nova Indústria Brasil

Os dados totais apontam que 41% dos entrevistados se encontram em posição neutra sobre o tema, enquanto apenas 11% está pessimista e 1% muito pessimista no que se refere ao desempenho da indústria para o próximo ano.

continua após publicidade

A apresentação dos dados que compõem a maior pesquisa feita com empresários do setor industrial paranaense, contou com a presença do presidente da Fiep, Edson Vasconcelos e do gerente de Desenvolvimento Industrial e Social da Fiep, Marcelo Percicotti.

Com relação as perspectivas e estratégias de investimentos para 2024, a pesquisa apontou que cerca de 90% dos empresários pretendem realizar novos investimentos. As prioridades nesse sentido são: melhoria de processos, produtos ou serviços, redução de custos de produção, prospecção de mercados e ampliação da capacidade produtiva.

A Sondagem Industrial também apontou que 75% dos entrevistados acreditam que a conjuntura econômica nacional, como inflação e taxa de juros, possuí alto impacto no desempenho dos negócios da indústria para 2024. O tema foi seguido pela agenda de reformas, impacto da corrupção, conjuntura econômica internacional e a segurança energética/hídrica.

continua após publicidade

Fechando as categorias analisadas, a pesquisa também constatou que 47% das indústrias participantes apontaram que possuem a intenção de exportar no próximo ano, tendo com destaque para a exportação de outros produtos e máquinas e equipamentos.

Já em relação às importações, 52% dos industriais afirmaram ter a intenção de importar em 2024, com destaque para a importação de insumos e matérias-primas, seguido de máquinas e equipamentos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Sondagem industrial aponta otimismo em 46% dos empresários do Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!