A Celepar desenvolveu diversas soluções para contribuir com o combate e prevenção à Covid-19. São soluções na área da saúde e também para oferta de serviços digitais da Segurança Pública, Detran-PR, Fazenda, agricultura e para ações de solidariedade.
“Temos um papel fundamental neste momento, em que disponibilizamos a tecnologia para auxiliar tanto os gestores públicos quanto a população, uma vez que, ao deixar de comparecer presencialmente para obter serviços do Estado, estamos também preservando a saúde das pessoas, o que vem ao encontro do propósito de salvar vidas”, disse o presidente da Celepar, Leandro Moura. Ele lembrou, ainda, que a empresa e os colaboradores tiveram que se reinventar e se adaptar para a atuação de forma remota.
SAÚDE - Na área da saúde, a empresa desenvolveu e participou de diversas iniciativas, com foco na prevenção e no combate ao novo coronavírus, colocando a tecnologia como aliada aos profissionais.
Entre elas, o Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS), uma ferramenta multidisciplinar que atende o paciente desde a entrada até a saída em uma unidade de saúde. O GSUS foi implantado, de forma inédita, remotamente em três hospitais paranaenses: o da Zona Norte de Londrina, de Dermatologia Sanitária do Paraná e de módulos no Hospital Regional do Litoral de Paranaguá.
Já o sistema de regulação GSUS/CARE está sendo a base operacional para a Secretaria da Saúde no enfrentamento da epidemia, ao possibilitar o gerenciamento da disponibilidade e ocupação dos mais de mil leitos de UTI criados especificamente para atender os casos de Covid-19, sem falar nos leitos de atendimento clínico, pediátrico e de retaguarda.
Ela está integrada com o sistema Notifica Covid, da Secretaria da Saúde, utilizado para a notificar e também gerenciar os casos suspeitos, confirmados e descartados de coronavírus. Este controle proporciona ao corpo clínico dos hospitais a tomada de ações adequadas de prevenção, cuidados e condutas no tratamento dos pacientes.
Em conjunto, ainda teve a disponibilização de relatórios através do Business Intelligence (BI), permitindo consultar os dados e acompanhar a evolução da doença e das condições da assistência hospitalar em tempo mais real. Estas ações favorecem o gerenciamento e o embasamento para a tomada de decisões.
A solução de assistência farmacêutica Sismedex desenvolvida pela empresa, foi adaptada, tanto para evitar aglomerações de pessoas, quanto para se adequar à nova regulamentação da renovação do Laudo de Solicitação de Medicamentos (LME), que passou a vigência de 3 para 6 meses. É um documento necessário aos pacientes para retirar seus medicamentos. Entre outras atualizações importantes neste processo, esteve a dispensação de medicamentos de forma antecipada, bem como a ampliação da entrega em casa dos medicamentos aos cidadãos.
TELEMEDICINA - A empresa, em parceria com a Secretaria da Ciência e Ensino Superior, desenvolveu o aplicativo Telemedicina Paraná. Este serviço gratuito já atendeu mais de 11 mil pacientes, dentre consultas médicas e acolhimentos psicológicos.
TRÂNSITO - O portal do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) foi reformulado para ampliar serviços digitais e facilitar o acesso aos cidadãos. Outra iniciativa que contou com a colaboração da Celepar, foi na disponibilização do novo serviço de liberação anual do laudo de Gás Natural Veicular (GNV), que dispensa a exigência do atendimento presencial.
SEGURANÇA PÚBLICA - O aplicativo 190 recebeu uma atualização, um botão chamado Covid-19, que possibilita ao cidadão realizar denúncias de locais com aglomerações de pessoas, com a opção de enviar fotos e vídeos. Assim, as forças policiais atendem as ocorrências, com o intuito de combater a proliferação do novo coronavírus.
O Sistema de Gestão da Execução Penal (Sigep) foi implantando no Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) ao final de julho. Esta solução possui mais de 200 funcionalidades, o que demonstra sua complexidade em meio à gama de serviços, possibilitando agilidade, eficiência e dinamismo aos gestores da segurança pública no Estado.
Em parceria com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), a empresa desenvolveu uma solução que possibilita o registro pela internet de Boletins de Ocorrência (BO) referentes a crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher (Lei Maria da Penha) e estelionato. Os registros podem ser feitos pelo portal www.policiacivil.pr.gov.br/BO.
FAZENDA - Lançado em parceria com a Receita Estadual e a Secretaria da Fazenda, o aplicativo Melhor Hora, ajuda o cidadão na escolha do melhor momento para realizar compras em mercados e farmácias, evitando aglomerações e preservando a sua saúde. Com base na emissão de notas fiscais, é possível pesquisar por bairro e cidade, um indicativo do fluxo de pessoas realizando compras naqueles estabelecimentos.
“É uma solução simples e que une a tecnologia com a preservação da saúde. Vale lembrar a importância da emissão da nota fiscal. Portanto, ao solicitar a inclusão de seu CPF em compras no comércio, o cidadão pode receber créditos no Nota Paraná, além de ajudar outros cidadãos em consultas das melhores ofertas no aplicativo Menor Preço. Está tudo conectado”, explicou o presidente Leandro Moura.
AGRICULTURA - A empresa participou do evento Pense Agro, quando foram apresentadas algumas soluções voltadas para a agricultura. O evento contou também com um workshop gratuito da Celepar, para ensinar como utilizar alguns aplicativos do Governo do Estado, como o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), Melhor Hora, Menor Preço e o Paraná Solidário.
Além disso, alguns sistemas ajudaram ao Estado a conseguir uma certificação nacional de território livre da febre aftosa, emitido pelo Ministério da Agricultura, o que amplia a possibilidade de exportação de suínos, peixe, frango, leite e pecuária bovina de corte.
CARTÃO COMIDA BOA - A Celepar realizou a impressão do cartão, além de ser responsável pela criação e administração do site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br, com as informações voltadas ao cidadão, unidades de atendimento e o cadastramento dos comerciantes que participaram do programa. Também foi responsável pelo desenho e implementação da solução tecnológica que geriu as informações desta iniciativa, ajudando mais de 750 mil famílias, com a movimentação de R$ 113 milhões no comércio paranaense.
“Mobilizamos mais de 50 colaboradores que, inclusive, auxiliaram no treinamento dos atendentes do programa. Esta iniciativa foi fundamental para assistência à população em um momento extremamente delicado”, disse Moura.
Ele afirma que o desafio da Celepar foi grande, pois foi identificado que nem todos os beneficiários possuíam acesso à internet ou celular. A solução foi mudar o fluxo, colocando essa necessidade e responsabilidade ao comerciante, por isso a criação de um cartão com QR-Code atrelados a um CPF e com senha simples, garantindo a segurança e acessibilidade ao cidadão para obter o benefício.
SOLIDARIEDADE – O presidente da Celepar destaca que, em momentos como esse da pandemia, os colaboradores demonstraram que a tecnologia também é humana. “Uma de nossas soluções ilustra isso, o aplicativo Paraná Solidário, que conecta a solidariedade do doador com a necessidade de algum produto por parte de uma instituição”, explicou Leandro Moura.
A Celepar participou de algumas campanhas, como a Cesta Solidária, oportunidade em que foram doados pelos colaboradores cerca de 2,5 toneladas de alimentos, e do Aquece Paraná, com 500 itens entre vestuário e cobertores. Além disso, máscaras foram doadas à Central Única de Favela, para voluntários que estão atuando na linha de frente no enfrentamento da pandemia.
TECH AJUDA - A empresa identificou que muitas pessoas possuem dificuldade no uso da tecnologia, como no manuseio de aplicativos. Pensando nisso, foi lançado durante a pandemia o serviço Tech Ajuda. Já foram feitos mais de 2.700 atendimentos via WhatsApp. Os colaboradores voluntários auxiliam cidadãos que precisam de ajuda tecnológica, principalmente no uso de smartphones.
Deixe seu comentário sobre: "Soluções da Celepar ajudam ações da saúde, segurança e agricultura"