MAIS LIDAS
VER TODOS

idr-paraná

Show Rural terá agroecologia e ações de conservação de solo e água

Haverá uma maquete para representar a importância da conservação de solos e água, que pode diminuir os riscos ambientais e proteger a saúde da família

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.01.2024, 09:52:11 Editado em 30.01.2024, 09:52:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e a Sanepar levarão ao Show Rural 2024, em Cascavel, uma edição renovada para a área chamada Caminho das Águas. A intenção é criar um espaço onde o visitante possa circular e trocar experiências sobre os projetos apresentados.

continua após publicidade

No espaço haverá uma maquete para representar a importância da conservação de solos e da água, que pode diminuir os riscos ambientais e proteger a saúde da família. A maquete mostra o ciclo da água sem preservação e o resultado da má conservação. E, em contrapartida, o ciclo da água com preservação e ações apropriadas.

Os visitantes poderão conhecer mais sobre a conservação de matas ciliares, um sistema de tratamento de efluentes doméstico para as propriedades rurais, e sobre a proteção de nascentes, com o passo a passo para sua montagem.

continua após publicidade

Estas iniciativas representadas na maquete fazem parte de projetos executados pelo IDR-Paraná, como a proteção de nascentes, que no último ano realizou uma grande ação no Estado, contemplando proteção de mil nascentes em um dia. Com isso, o Estado totaliza mais de 5 mil fontes protegidas e georreferencias em todas as regiões.

- LEIA MAIS: Lula assina nesta terça-feira os primeiros lotes do novo pedágio do PR

VITAL 2024:

Outra ação é a Vitrine Tecnológica de Agroecologia Vilson Nilson Redel – Vital, uma unidade demonstrativa de tecnologias voltadas à agricultura orgânica e agroecologia. Ela ocupará uma área de aproximadamente 4,4 mil metros quadrados, reproduzindo uma propriedade agroecológica sustentável com foco em atividades de transição agroecológica. Neste ano o espaço completa 20 anos no Show Rural Coopavel.

continua após publicidade

É uma ação conjunta desde o planejamento, implementação e condução da área entre várias instituições e organizações da região Oeste do Paraná e de outras do País, com o objetivo comum de difundir tecnologias para a agricultura orgânica.

Os temas apresentados na Vitrine Tecnológica de Agroecologia são: mandala (plantas medicinais e PANC Nativas – plantas que possuem uma ou mais partes comestíveis e que não estão incluídas no cardápio cotidiano), culturas anuais (soja, milho, arroz, gergelim, feijão, amendoim), olericultura a campo com foco em SPDH-Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (alface, quiabo, pepino, abobrinha), além de culturas como tomate, alho-poró, cenoura; e SAF-Sistema Agroflorestal (frutas nativas, espécies arbóreas, culturas anuais).

Também são temas horta caseira (cultivos de condimentares e hortaliças em pequenos espaços); plantas de cobertura ( mucunas, feijão-deporco, crotalárias); variedades de batata-doce e morangos; pecuária (homeopatia e pastagens, alimentação alternativa-capim Kurumi e capiaçu); moringa; e a certificação orgânica: do Programa Paraná Mais Orgânico (Tecpar e Ecovida).

continua após publicidade

A novidade em 2024 é a trilha do conhecimento sustentável, uma tenda que apresentará um breve histórico da Vital, além de pôsteres de trabalhos e projetos das diversas instituições parceiras relacionados com a agroecologia, produção orgânica e sustentabilidade.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

A Vital conta com 12 parceiros envolvidos no planejamento e preparação: IDR-Paraná, Coopavel, Itaipu Binacional, Embrapa Pantanal, Embrapa Clima Temperado, Unioeste (Campus de Marechal Cândido Rondon), Universidade Federal do Paraná (Campus de Palotina), Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus de Laranjeiras do Sul), Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná), empresa Gebana, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o programa Paraná mais Orgânico, e o Centro de Educação Ambiental (CEA).

SHOW RURAL:

O Show Rural de Cascavel é uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. O Governo do Paraná apoia o evento e participa do dia a dia com orientação técnica e o sistema de financiamento. Além disso, diversas secretarias aproveitam a vitrine do evento para apresentar novidades para o público. No ano passado a feira registrou 384.122 visitantes, recorde de público. Foram movimentados R$ 5 bilhões em negócios (financiamentos, contratos, parcerias e compras) para modernização do campo e dos sistemas de produção.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Show Rural terá agroecologia e ações de conservação de solo e água"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!