MAIS LIDAS
VER TODOS

trabalho escravo

Sem receber salário há 30 anos, homem é resgatado em Londrina

Outra vítima, um idoso que há mais de 15 anos não recebia remuneração por seu trabalho, foi resgatado em Prudentópolis

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.06.2023, 19:27:39 Editado em 23.06.2023, 20:33:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) participou, entre os dias 19 e 22 de junho, de uma operação que resgatou dois trabalhadores em condições análogas à escravidão no interior do Paraná.

continua após publicidade

A ação foi realizada pela Divisão de Fiscalização Para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae) do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), e também contou com a participação da Defensoria Pública da União e Polícia Federal.

As diligências aconteceram em Prudentópolis, Munhoz de Mello e Londrina, para fiscalização de denúncias sobre a exploração de trabalhadores em zonas rurais desses municípios paranaenses. Enquanto não foram verificadas irregularidades em Munhoz de Mello, um trabalhador rural foi resgatado em Prudentópolis e outro em Londrina.

continua após publicidade
 Local onde um dos trabalhadores estava vivendo
Foto por Divulgação
Local onde um dos trabalhadores estava vivendo

-LEIA MAIS: Deputados querem que colégios do Paraná tenham detectores de metais

O trabalhador resgatado no município de Londrina tem deficiência auditiva e não recebia salário há 30 anos por suas atividades na produção artesanal de vassouras. Em Prudentópolis, a vítima era um idoso que há mais de 15 anos não recebia remuneração por seu trabalho na criação de gado e no cultivo de fumo. Nos locais dos resgates, foram verificadas condições degradantes de trabalho e de alojamento, além de diversas outras irregularidades trabalhistas, como a falta de Equipamentos de Proteção Individual.

continua após publicidade

O MPT e a DPU celebraram acordo com o empregador do município de Londrina para pagamento das verbas trabalhistas devidas à vítima. Em relação ao empregador de Prudentópolis, não houve acordo, e haverá sua responsabilização trabalhista em ação judicial, na qual será postulado o pagamento de todas as verbas trabalhistas devidas, além de indenização ao trabalhador e por danos morais coletivos.

O relatório da fiscalização realizada também será encaminhado à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal para investigar o crime de redução de trabalhadores em condições análogas às de escravo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Sem receber salário há 30 anos, homem é resgatado em Londrina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!