MAIS LIDAS
VER TODOS

PANDEMIA

Secretário Beto Preto fala sobre variante em Apucarana; veja

"Não existem motivos de alarde, pânico, mas precisamos continuar com as medidas", disse. Assista

Da Redação

·
Secretário Beto Preto fala sobre variante em Apucarana; veja
Icone Camera Foto por SESA
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.06.2021, 13:01:26 Editado em 25.06.2021, 13:09:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou sobre a confirmação do segundo caso da variante delta, chamada de indiana, no Paraná. Apucarana registrou mais um caso da cepa B.1.617

continua após publicidade

"É considerado um caso importado, existe uma preocupação pois estamos convivendo com várias cepas, variantes do coronavírus no Paraná, no Brasil. Não existem motivos de alarde, pânico, mas precisamos continuar com as medidas, máscaras, distanciamento, uso do álcool gel, sem aglomerações, precisamos pensar que estamos no inverno, ambientes fechados, isso pode facilitar a transmissão do vírus", disse.

Conforme a Sesa, o primeiro caso da variante indiana no Paraná é importado, depois aconteceu a transmissão em Apucarana. "Com a identificação do caso importado que desencadeou a covid-19 em uma família de Apucarana, foram coletadas amostras e foram encaminhadas para sequenciamento gnômico. Essa pessoa que teve contato com o caso importado, teve contato com a mãe de 71 anos que testou positivo para a variante, contato com o irmão, que morreu e ainda teve contato com o irmão que morava em Rolândia. Foram cinco casos de Covid da mesma família em Apucarana e mais 12 em Rolândia, as amostras foram encaminhadas para sequenciamento genômico".

continua após publicidade

Veja:

tnonline

continua após publicidade

A identificação do caso, novamente em Apucarana, na 16ª Regional de Saúde, foi realizada por sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Conforme a Sesa, trata-se de uma mulher de 42 anos, gestante, residente do Japão, que chegou ao Brasil no dia 05 de abril. Ela realizou a coleta de exame RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 antes de embarcar, tendo resultado negativo para a doença. Dois dias após sua chegada, em 07 de abril, a gestante iniciou sintomas respiratórios, fez um novo exame, sendo positivo.

A paciente precisou ser internada no dia 15 de abril e, devido ao agravamento dos sintomas, em 18 de abril passou por uma cesariana de emergência e foi a óbito no mesmo dia.

continua após publicidade

O recém-nascido, prematuro de 28 semanas, ficou internado até o dia 18 de junho e teve o resultado do exame negativo para a infecção da Covid-19. Atualmente, o bebê está saudável e segue em acompanhamento pelo município. Os demais integrantes da família desta gestante seguem saudáveis, informou a Sesa.

CONTATO – Esta gestante era amiga próxima da filha da primeira pessoa confirmada com a variante indiana no Paraná. Esta filha confirmou que foi visitá-la no dia 07 de abril. Ela teve Covid-19 confirmado, mas fez teste de antígeno (farmácia), não sendo possível realizar análise genética desta pessoa, mas sim de alguns de seus familiares. A Sesa aguarda o resultado de outras duas pessoas desta família. Elas permanecem sob vigilância do município.


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

Deixe seu comentário sobre: "Secretário Beto Preto fala sobre variante em Apucarana; veja"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!