MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Secretaria da Saúde promove curso sobre atenção aos povos originários

Curso é voltado para profissionais dos pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS) de todas as esferas do Governo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.09.2023, 16:30:04 Editado em 15.09.2023, 16:30:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com objetivo de estimular a articulação entre as equipes de saúde e promover a troca de experiências sobre o cuidado em saúde dos povos indígenas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) e Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul (DSEI LSUL), deu início nesta sexta-feira (15) ao curso “Dialogando sobre a saúde e equidade: Um olhar para os povos indígenas”.

continua após publicidade

Ele é voltado para profissionais dos pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS) de todas as esferas do Governo que atuam direta ou indiretamente com a saúde dos povos indígenas e conta até o momento com 180 inscritos. Ele será realizado em quatro encontros de forma on-line.

Os temas abordados estão relacionados a todas as fases e ciclos de vida desta população e incluem promoção da saúde, imunização, medicina tradicional, saúde materno infantil, saúde mental e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), entre outros.

continua após publicidade

“É muito relevante debater o cuidado em saúde considerando toda a diversidade sociocultural e particularidades epidemiológicas dos povos indígenas. Nosso papel é garantir o cuidado integral e o acesso à saúde com equidade para toda a população”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

A responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) é a Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, que, por sua vez, é composta pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) – no Paraná, o DSEI/LSul.

Junto com as Regionais de Saúde, municípios com aldeias indígenas e com o DSEI/LSul, a Sesa promove diversas ações e realiza constantes reuniões técnicas em que são discutidas estratégias para aprimorar a qualidade da assistência em saúde da população indígena.

POPULAÇÃO – De acordo com dados do Censo, o Paraná possui 30.460 indígenas autodeclarados, sendo 13.887 em terras de demarcação. São 345 cidades com registro de ao menos um indígena autodeclarado - 86% do total.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Secretaria da Saúde promove curso sobre atenção aos povos originários"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!