Paraná

Saúde inicia distribuição de mais 1,3 milhão de vacinas

Imunizantes da CoronaVac, do Instituto Butantan, para crianças de 6 a 11 anos, da Pfizer/BioNTech, Janssen e AstraZeneca serão enviados às 22 Regionais de Saúde

Da Redação ·
É a sexta distribuição de vacinas feita neste mês pelo Cemepar
fonte: Danilo Avanci/SESA
É a sexta distribuição de vacinas feita neste mês pelo Cemepar

 A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deu início nesta sexta-feira (25) à descentralização de 1.356.361 vacinas contra a Covid-19. Imunizantes da CoronaVac, do Instituto Butantan, para crianças de 6 a 11 anos, da Pfizer/BioNTech, Janssen e AstraZeneca serão enviados, via terrestre, às Regionais de Saúde. Esta é a sexta distribuição de vacinas feita pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, desde o início do mês.

continua após publicidade

Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o grande volume de vacinas enviado para as regionais é suficiente para as pessoas que ainda não estão com o esquema vacinal em dia. “O Cemepar já enviou mais de 3,5 milhões de vacinas que são distribuídas proporcionalmente aos municípios. Este mês foram muitas doses. Para as pessoas que ainda não tomaram a sua vacina, aproveite este período. Temos ainda muitas pessoas morrendo por causa do vírus e a vacina é a nossa defesa”, disse.

continua após publicidade

DOSE DE REFORÇO

Grande parte da remessa é destinada para a dose de reforço: são 846.811 vacinas para os paranaenses que precisam tomar a 3ª dose. Deste total, 344.995 são da Janssen e 500.970 AstraZeneca, ambas para a população acima de 18 anos. As 846 Pfizer serão repassadas de acordo com solicitação dos municípios e são para pessoas acima de 12 anos.

continua após publicidade

PRIMEIRA DOSE

São 233.716 vacinas destinadas à D1 de adolescentes e crianças de 6 a 11 anos de idade. Para o público jovem (12 a 17) estão sendo enviadas aos municípios 44.286 vacinas da Pfizer e para o público infantil são 189.430 para o início do esquema vacinal. As doses para a D2 das crianças estão armazenadas e serão enviadas oportunamente, para completar a imunização.

continua após publicidade

SEGUNDA DOSE

As 22 Regionais de Saúde receberão doses da CoronaVac pediátrica para aplicação da D2. São 161.660 vacinas para as crianças que tomaram a primeira dose há pelo menos 28 dias. Vacinas da Pfizer (114.174) para atender pessoas da população a partir de 12 anos de idade completam o quadro de distribuição da Sesa.