MAIS LIDAS
VER TODOS

REFORÇO

Saúde do PR define ações para atender cidades afetadas pelas chuvas

A Sesa promoveu nesta segunda-feira (30) uma reunião entre gestores de todas as áreas da pasta

Da Redação

·
O secretário Beto Preto esteve presente
Icone Camera Foto por SESA
O secretário Beto Preto esteve presente
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.10.2023, 16:40:45 Editado em 30.10.2023, 16:40:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu nesta segunda-feira (30) uma reunião de mobilização e apoio às regiões mais afetadas pelos temporais deste fim de semana. Integrantes da Defesa Civil participaram do encontro. Diretores de todas as áreas da pasta foram acionados para atender as necessidades dos municípios em que a situação é mais crítica, além de traçar ações para o suporte técnico e fornecimento de materiais extras necessários, incluindo medicamentos básicos.

continua após publicidade

“Nós fizemos esta reunião de avaliação com todas as áreas da secretaria. A Defesa Civil nos deu um panorama dos próximos dias, a partir desta segunda-feira. Muita chuva, muita instabilidade climática ainda. Então o alerta continua”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

- LEIA MAIS: Paraná dobra meta e aplica mais de 500 mil doses de vacina

continua após publicidade

A Sesa já está fazendo levantamento dos danos nos hospitais, dos equipamentos e em muitas regiões encaminha e remaneja pacientes que estão em áreas de risco, além do reforço da vacinação e os cuidados com relação às doenças que poderão vir a partir dessas enchentes.

Para o coordenador executivo da Defesa Civil, coronel Adriano de Mello, o trabalho conjunto minimiza os danos para os equipamentos públicos, mas, principalmente, é voltado ao cuidado com a vida. “Esse trabalho é importante porque essa integração de informações, essa troca de conhecimento, serve como suporte para as equipes trabalhares as ocorrências e os atendimentos”, disse o coronel.

ALERTA

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesa é destinado a detectar e organizar a resposta a eventos com potencial de constituir uma emergência em saúde pública e está em constante monitoramento das doenças no Estado. Por conta da situação, a unidade operacional reforçou o alerta para o possível aumento de doenças, como leptospirose, dengue e doenças diarreicas em áreas alagadas.

continua após publicidade

A orientação da Sesa é que as pessoas que entraram em contato com águas de alagamentos ou inundações, e apresentaram sintomas como dor de cabeça, dor no corpo e náuseas, devem procurar imediatamente atendimento nas unidades de saúde dos municípios.

LEVANTAMENTO

O secretário determinou ainda o acompanhamento periódico das 22 Regionais de Saúde para avaliar novas ações e traçar o planejamento desse reforço da saúde em toda a esfera estadual.

“Vamos nos reunir periodicamente para atualizar todos os dados e continuar dando a resposta que o Paraná precisa na área da saúde, junto com os municípios, cumprindo assim a determinação do nosso governador, Ratinho Junior, que está preocupado com esta crise. Continuamos trabalhando sem parar. O importante é que ninguém fique desassistido”, afirmou o secretário.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Saúde do PR define ações para atender cidades afetadas pelas chuvas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!