MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde Pública

Saúde avalia ações de combate à Covid-19 e gripe no Paraná

Questões e estratégias sobre o enfrentamento da pandemia e o aumento de casos de Influenza foram debatidos

Da Redação

·
Saúde avalia ações de combate à Covid-19 e gripe no Paraná
Icone Camera Foto por Sesa
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.01.2022, 13:26:27 Editado em 07.01.2022, 13:26:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Por meio de uma reunião virtual, o Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde debateu sobre questões e estratégias sobre o enfrentamento da pandemia da Covid-19, o aumento de casos da Influenza H3N2 e outros assuntos relacionados à saúde pública.

continua após publicidade

Sob a coordenação da diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, o encontro buscou alinhar a recomendação de ações a partir de informes que trouxeram dados acerca da pandemia, influenza, projeções futuras e assuntos de relevância.

“Essa reunião é de suma importância para alinharmos nossas ações e reforçarmos estratégias para tratar de maneira eficiente não apenas da pandemia, mas de todas as pautas emergentes deste início de ano”, observou Goretti.

continua após publicidade

Dentre os números apresentados, houve destaque para o alto índice de vacinação contra a Covid-19 no Paraná. Segundo a coordenadora de Imunização da Sesa, Vera Rita da Maia, isso reflete o empenho acertado do Estado no combate à pandemia.

“A vacinação contra a Covid-19 apresenta números animadores. Quando comparamos o número de doses encaminhadas aos municípios, o que se nota é uma cobertura de 96% de vacinação da população geral com a primeira dose e de 84% com a segunda. Além disso, também acreditamos que com a atualização dos dados dos municípios devemos chegar a cerca de 90% da vacinação no Estado” afirmou.

A baixa adesão da população à vacinação da gripe também esteve na pauta. Com uma taxa inferior a outros anos, os índices revelam a importância de um esforço coletivo para expandir as taxas de cobertura vacinal.

continua após publicidade

“No geral, os números da imunização apresentam uma nítida queda se comparados a anos anteriores. Mesmo dentro da média nacional, o Paraná vacinou, em 2021, uma taxa de 70% da população. Por isso, é preciso reforçar que a vacina é indispensável para impedir a disseminação do vírus. Todas as Regionais de Saúde se encontram abastecidas e seu uso segue como prioridade. Além disso, descentralizamos 380 mil unidades de Tamiflu, recurso terapêutico de maior impacto na redução da gravidade da Influenza”, destacou Vera.

Outra situação abordada foi o aumento de casos de gripe por H3N2. De acordo com dados da Sesa divulgados nesta quinta, o Estado soma 375 confirmações e quatro mortes pela doença, que é considerada um tipo do vírus Influenza A (H3). A ascensão dos casos tem preocupado a população, o que levou a Sesa a emitir um alerta sobre a circulação do vírus no Paraná. Para Goretti, a disseminação da informação é fundamental para combater a expansão da Influenza.

“Essa nota veio a partir de uma deliberação da Comissão Intergestores Bipartire (CIB/PR), que transformamos em documento de alerta para facilitar o acesso e a divulgação para a população. Além das orientações aos serviços de Saúde, ela também contém informações valiosas para a população, como precauções contra o vírus. Por isso, peço às lideranças aqui presentes que nos ajudem a divulgar essa mensagem”, disse.

continua após publicidade

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, enfatizou a importância da reunião do COE para traçar o planejamento de ações da saúde em toda a esfera estadual.

“São informações relevantes que orientam o funcionamento e estratégias para a saúde, com foco na proteção de todos os paranaenses. Desde sua ativação em 2020, a atuação do COE tem se mostrado fundamental não somente no combate à pandemia da Covid-19, mas também na ocorrência da dengue, febre amarela e agora para a Influenza”, reforçou.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Saúde avalia ações de combate à Covid-19 e gripe no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!