MAIS LIDAS
VER TODOS

tempo indeterminado

São José dos Pinhais: Metalúrgicos da Renault iniciam greve

Metalúrgicos da fábrica da Renault entraram em greve, por tempo indeterminado, na manhã desta sexta-feira (6)

Da Redação

·
São José dos Pinhais: Metalúrgicos da Renault iniciam greve
Icone Camera Foto por Divulgação/Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2022, 14:26:14 Editado em 06.05.2022, 14:26:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Metalúrgicos da fábrica da Renault entraram em greve, por tempo indeterminado, na manhã desta sexta-feira (6), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

continua após publicidade

Conforme o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), a paralisação na linha de produção é uma resposta principalmente à Participação nos Lucros e Resultados (PLR-2022/23), afetada pelos ajustes da montadora nas bases do acordo de flexibilidade e competitividade firmado em 2020.

"A velocidade da linha de produção baixou de 60 p/hora (2020-2 turnos) para 52 p/hora – 27p/hora (2022-1 turno e meio). Esses ajustes influenciam no atingimento das metas da PLR. Mesmo atingindo a difícil meta estipulada em 198 mil automóveis neste ano, o valor total projetado da PLR (R$ 15.400,00) está fora da realidade de negócio da empresa que aumentou o preço do carro em mais de 30% em 2 anos".

continua após publicidade

Manutenção dos empregos

De acordo com o sindicato, a greve também é motivada pelos cerca de 2 mil trabalhadores que se desligaram pelo Plano de Demissão Voluntária (PDV), após o acordo fechado em 2020.

O número de trabalhadores reduziu de 7 mil, em 2020, para cerca de 5 mil atualmente.

continua após publicidade

O objetivo do acordo era de manter os empregos e aumentar a competitividade da montadora de origem francesa, segundo o sindicato.

"A empresa atingiu os seus objetivos, mas por outro lado não manteve emprego, reduziu direitos, salários e Participação nos Lucros e Resultados", pontuou o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Uma nova assembleia está prevista para segunda-feira (9).

continua após publicidade

O que diz a Renault

A Renault do Brasil informou que o Acordo Coletivo de Trabalho, aprovado em assembleia promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, em 11 de agosto de 2020, tem duração de quatro anos, com vigência de setembro de 2020 a agosto de 2024.

"A Renault tem cumprido com o acordo coletivo, em sua totalidade, e está aberta ao diálogo. No dia 3 de maio a empresa propôs um calendário de reuniões com o sindicato, com início previsto em 9 de maio".

Com informações, G1

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "São José dos Pinhais: Metalúrgicos da Renault iniciam greve"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!