MAIS LIDAS
VER TODOS

ÁGUA

Sanepar fará diagnóstico em 14 bacias do Paraná

O projeto vai envolver 5 mil propriedades, objetivando identificar riscos na quantidade e qualidade da água

Da Redação

·
Sanepar fará diagnóstico em 14 bacias do Paraná
Icone Camera Foto por Prefeitura Municipal de Arapongas
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.02.2022, 17:02:05 Editado em 23.02.2022, 17:02:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta quarta-feira (23), a Sanepar inicia um trabalho de levantamento das condições ambientais, sociais e econômicas de 14 bacias hidrográficas do Paraná.

continua após publicidade

Diagnóstico Participativo, como o projeto foi intitulado, vai envolver 5 mil propriedades rurais em 26 municípios do Estado, objetivando identificar riscos atuais e futuros que impactam na quantidade e qualidade da água dos mananciais de abastecimento, onde há alguma limitação operacional.

A pesquisa irá ser feita através de visitas domiciliares no meio rural e urbano, com levantamento de dados como infraestrutura, atividades desenvolvidas, caracterização ambiental, origem da água, destino dado ao esgoto e aos resíduos sólidos, práticas de conservação do solo e métodos de cultivo ou manejo. Além disso, está previsto reuniões comunitárias no ambiente rural para a definição das ações prioritárias e dos responsáveis pela sua execução.

continua após publicidade

De acordo com o Meio Ambiente e Ação Social, Julio Gonchorosky, o levantamento servirá como subsídio para planos futuros de intervenções nas bacias. Os recursos para que isso ocorra serão disponibilizados pelo Fundo Azul e pelas parcerias estabelecidas nos territórios. “Estamos reunindo esforços para que o diagnóstico seja de fato participativo no levantamento de questões, ações e prioridades. É importante que haja a apropriação e a busca de soluções por parte de quem está no cotidiano das bacias”, expõe o diretor.

O projeto, que dá força para a gestão compartilhada dos recursos hídricos, tem como principais parceiros o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), os conselhos de meio ambiente e prefeituras das cidades de Londrina, Cambé, Arapongas, Rolândia, Jandaia do Sul, Cambira, Santa Mariana, Cornélio Procópio, Paranavaí, Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Bituruna, Reserva, Turvo, Pinhais, Cascavel, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Flor da Serra do Sul, Marmeleiro, Pato Branco, Mariópolis, Vitorino, Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.

As bacias que serão foco deste projeto são Cafezal, Águas do Ema, Ribeirão Marumbi, Alagados, Herval, Maromba, Turvo, Rio do Meio, Cascavel, Marrecas, Pato Branco, Tamanduá, Ribeirão Arara e Águas das Araras. A única exceção na seleção das bacias é a do Rio Pequeno, pela sua importante contribuição para o Reservatório do Iraí.

continua após publicidade


Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Sanepar fará diagnóstico em 14 bacias do Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!